A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 25 de Junho de 2018

04/11/2014 18:00

Durante encontro, economistas debatem desenvolvimento econômico

Priscilla Peres

Entre os dias 19 e 21 de novembro, economistas do Centro-Oeste se reúnem em Campo Grande para debater sobre a Integração dos Grandes Projetos da Região. O X Eneoeste (Encontro dos Economistas da Região Centro-Oeste) será realizado no Centro de Convenções Albano Franco a partir das 14h.

Entre as discussões do encontro, o Desenvolvimento Econômico e Regional será tema de uma mesa redonda, coordenada pelo professor Manuel Enríquez, doutor do Departamento de Economia da FEA/USP e terá um debatedor de cada Estado do Centro-Oeste.

Para o professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ) e pós-doutor em Economia Aplicada, Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo, afirma que o Brasil tem se desenvolvido, porém o caminho a ser trilhado ainda é longo.
“A discussão de desenvolvimento deve sempre ser pautada nas dimensões do desenvolvimento: econômica, social, ambiental, cultural, organizacional”. O país tem hoje um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,73, ao passo em que as as nações mais desenvolvidas apresentam IDH em torno de 0,90. Campo Grande se situa na faixa de IDH=0,78, acima da média nacional. “Na verdade o município, se fosse um país, seria o 57º”, compara o economista.

Ao mesmo tempo, grandes empresas vêm se estabelecendo nos últimos anos e a expectativa e otimista para os próximos anos, com o fortalecimento de complexos agroindustriais e a expectativa de aumento da demanda internacional por carnes, principalmente da China.

“O meio ambiente vem tendo maior controle no Estado, os indicadores educacionais vêm melhorando, mas persistem problemas como na saúde e segurança. Assim, a discussão de desenvolvimento é sempre apropriada em um Estado com esta heterogeneidade”.

A inscrição para o evento deve ser feita no endereço: http://eneoeste.evento2014.com.br. Mais informações pelo telefone (67) 3356-4796, no Corecon/MS.

Portabilidade de crédito cresce quase 100% em 2017
A transferência de um empréstimo de um banco para outro, chamada de portabilidade, cresceu quase 100% em 2017 comparado ao ano anterior. Segundo dado...
Dia de tentar ficar milionário: loterias sorteiam R$ 168 milhões hoje
A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (dia 23), R$ 38 milhões para quem acertar as seis dezenas. O prêmio está acumulado há seis rodadas e o sorteio e...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions