ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 16º

Economia

Na frente de escola, além de volta às aulas movimento é por “renda extra”

Ao todo, 178 mil estudantes voltam às aulas nas 349 unidades escolares da rede estadual

Por Aline dos Santos e Antonio Bispo | 21/02/2024 08:11
Leonice (à esquerda) abriu as portas de lanchonete hoje, dia de volta às aulas. (Foto: Henrique Kawaminami)
Leonice (à esquerda) abriu as portas de lanchonete hoje, dia de volta às aulas. (Foto: Henrique Kawaminami)

A quarta-feira (dia 21) marca a volta às aulas nas escolas estaduais e fecha um ciclo que fomenta a economia, onde estão pequenos comerciantes, ambulantes e motoristas de vans. A engrenagem foi movimentada com o retorno dos alunos da rede particular, rede municipal de ensino e, agora, da rede estadual.

Com uma lanchonete em frente à Escola Estadual Maria Eliza Boicayúva Corrêa da Costa, na Vila Margarida, Leonice Belém Ferreira, 62 anos, conta que hoje é o primeiro dia de portas abertas. Ele decidiu investir no ponto pelo fluxo de pessoas.

O local estreou com a venda de cachorro quente, refrigerantes e doces. “Moro perto da escola há um bom tempo. É uma aposta para ser uma nova renda para mim e a minha família. As expectativas são as mais altas possíveis”, afirma Leonice.

A uma quadra da escola, na Rua Naviraí, Cida Castro é proprietária de lanchonete há seis anos. “A escola em si dá mais movimento quando é época de matrícula. Os alunos não costumam comprar muito na lanchonete, são pessoas com renda mais baixa, muitas vezes só tem dinheiro para algo mais urgente”, afirma a comerciante.

Cida Castro tem lanchonete há seis anos perto de escola na Vila Margarida. (Foto: Henrique Kawaminami)
Cida Castro tem lanchonete há seis anos perto de escola na Vila Margarida. (Foto: Henrique Kawaminami)

Em frente à Escola José Maria Hugo Rodrigues, na Mata do Jacinto, o corre-corre era tanto que a dona da lanchonete nem conseguiu dar entrevista. O sino estava soando para a entrada e os alunos ainda estavam dentro do local em busca de salgados. Para o ano letivo de 2024, foram contratados mais dois funcionários.

Na Escola Hércules Maymone, na Rua Joaquim Murtinho, a volta às aulas movimenta o comércio dos ambulantes no terminal de ônibus.

Ao todo, 178 mil estudantes voltam às aulas nas 349 unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.  Uma das novidades deste ano é o Estado ter alcançado a marca de 100% dos municípios com oferta de turmas de ensino em tempo integral. São 210 escolas, ou seja, 60,34% da rede.

Cada estudante da rede estadual receberá neste ano letivo dois uniformes, que teve mudança no modelo. Sai a camiseta verde e entra a de cor azul.

Volta às aulas na Escola José Maria Hugo Rodrigues. (Foto: Henrique Kawaminami)
Volta às aulas na Escola José Maria Hugo Rodrigues. (Foto: Henrique Kawaminami)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias