A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018

09/02/2018 15:44

Em crise, 58% das prefeituras de MS não darão apoio financeiro ao Carnaval

Índice foi verificado em pesquisa realizada pela CNM em janeiro e fevereiro

Osvaldo Júnior
Carnaval em 2017 nas imediações da Orla Ferroviária, em Campo Grande (Foto: Alcides Neto/Arquivo)Carnaval em 2017 nas imediações da Orla Ferroviária, em Campo Grande (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

Com as contas ainda impactadas pelo desaquecimento econômico dos últimos anos, as prefeituras de Mato Grosso do Sul restringiram a destinação de recursos ao Carnaval. Conforme estudo da CNM (Confederação Nacional de Municípios), 58,33% das prefeituras do Estado não darão apoio financeiro para realização de eventos nos dias da folia.

“Os municípios arcam com muitas responsabilidades e os recursos muitas vezes são mínimos, e por causa disso sempre precisam fazer escolhas prioritárias com os recursos financeiros”, afirma a CNM como justificativa da decisão de algumas prefeituras de investir pouco ou não destinar recursos ao Carnaval.

“Essa festa, tradicional no Brasil, costumava ter apoio das prefeituras, mas infelizmente neste ano essa não será a realidade em muitos de municípios”, comenta a Confederação). A pesquisa foi feita de 15 de janeiro a 7 de fevereiro, com participação espontânea. Em Mato Grosso do Sul, dos 79 municípios, 48 participaram do levantamento. Essas prefeituras podiam responder parte ou o questionário todo.

Quanto ao apoio financeiro, houve respostas de 36 municípios, dos quais 21 (58,33%) disseram que não têm dinheiro para dar apoio financeiramente o Carnaval. Desses 28% justificaram que irão priorizar recursos para a área da saúde e 28,2% para a educação.

Das prefeituras de Mato Grosso do Sul que apoiarão o Carnaval, 30,7% responderam que ajudarão nos custos com infraestrutura e 23,08% em ajuda financeira.

A pesquisa também verificou os gastos médios estimados pelos municípios. No caso do Estado, o desembolso médio por prefeitura será de R$ 147,53 mil, avanço de 1,75 na comparação com o montante gasto em igual período durante o ano passado.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions