ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Em decisão unânime, Cade aprova fusão da TAM com empresa chilena

Paulo Fernandes | 14/12/2011 21:50

Operação irá criar uma gigante da aviação mundial de US$ 10 bilhões.

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou nesta quarta-feira a fusão entre a empresa aérea TAM e a chilena LAN, anunciada em agosto de 2010.

A fusão, que será feita com uma troca de ações, irá criar uma gigante da aviação mundial com receita superior a US$ 10 bilhões, 40 mil funcionários e operações para 115 destinos em 23 países: a Latam.

No entanto, a operação, que já havia recebido o sinal verde da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), teve duas restrições impostas pelo conselho.

A Latam terá que repassar a uma outra companhia gratuitamente dois pares de slots (horários e espaços para pousos e decolagens) em Guarulhos referentes à rota São Paulo--Santiago--São Paulo.

Isso porque, a fusão deixou na mão de uma só empresa 80% das frequências existentes nessa rota e não há garantias de que uma nova companhia interessada em operá-la conseguiria slots em horários comercialmente atraentes no aeroporto de Guarulhos.

Conforme a Folha.com, o Cade determinou ainda que as empresas optem por um dos dois programas de milhagens do qual fazem parte hoje.

Nos siga no Google Notícias