ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Em uma semana, 28,3 mil declaram Imposto de Renda em MS

Ricardo Campos Jr. | 11/03/2017 13:58

Balanço da Receita Federal aponta que 28.300 contribuintes haviam entregado a declaração do Imposto de Renda até as 16h20 de sexta-feira (10), quando completou uma semana desde que o sistema foi aberto. O montante, segundo o órgão, corresponde a 1,33% do montante esperado para o estado.

Em Mato Grosso do Sul são esperadas 390 mil declarações. Inicialmente o delegado da Receita Federal, Edson Ishikawa, havia dito que seriam 290 mil, mas corrigiu a informação ao fornecer o balanço. Segundo ele, o ritmo de entregas está seguindo ritmo normal. No Brasil, já foram apresentadas 2.113 milhões de declarações.

O prazo para apresentar as informações à Receita vai até o dia 28 de abril, às 22h59 (horário de Mato Grosso do Sul). O programa gerador da declaração já está disponível e pode ser baixado no computador, celular ou tablet. Quem não declara, paga multa de 1% do imposto devido, limitada a 20% ou o mínimo de R$ 165,74.

Erros na prestação das informações ou sonegação de dados podem fazer o cidadão cair na chamada malha fina, uma espécie de fiscalização do órgão que pode culminar em penalidades, como multas.

Omissões de rendimento são aquelas que mais complicam a vida dos contribuintes. Elas ocorrem principalmente nos casos de profissionais que prestam serviços para empresas, mas se esquecem de colocar essas informações na declaração, segundo Ishikawa.

Nos siga no Google Notícias