ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Empresa de celulose de MS gerou mais de 12 mil empregos em 2016

Priscilla Peres | 22/05/2017 13:40
Fábrica atua no Estado há oito anos. (Foto: Divulgação)
Fábrica atua no Estado há oito anos. (Foto: Divulgação)

Em 2016 a unidade de Três Lagoas da Fibria produziu 1.236 milhões de toneladas de celulose e gerou 4,8 mil empregos, entre diretos e indiretos. Além disso, a segunda fábrica em construção atingiu o pico com mais de 8 mil profissionais trabalhando simultaneamente.

Os dados são do relatório anual e foram publicados hoje pela empresa. Do total de empregos gerados pela empresa no ano passado, 1.212 são próprios e 3.666 terceirizados, com nível de acidente em 0,08.

A unidade tem 372 mil hectares de área plantada, sendo 117 mil hectares em área de conservação e 89% de energia renovável. No dia 18 deste mês, a Fibria atingiu a marca de 10 milhões de toneladas de celulose produzidas na sua unidade de Três Lagoas, após oito anos de operação.

O relatório da destaque ainda para a segunda fábrica da Fibria em MS, em construção.Em dezembro de 2016, a Horizonte 2 atingiu o pico da obra, com 8.283 profissionais em atuação. O empreendimento é considerado um dos maiores do país em termos de investimentos, com R$ 7,5 bilhões aplicados.

O relatório ressalta as dificuldades em meio a uma obra tão grande que "ao mesmo tempo em que gera empregos, distribui renda e aumenta a arrecadação de impostos, o empreendimento desloca milhares de trabalhadores para a região, aumenta o custo de vida local e pressiona os serviços públicos".

Porém, são R$ 450 milhões de arrecadação de impostos previstos durante a obra, que serão destinados à reforma de escolas, hospitais e creches e à compra de viaturas para a polícia e ambulâncias.

A Horizonte 2 também vai produzir e consumir a própria energia, sendo que o excedente de 130 MWh será entregue para o balanço energético brasileiro. A capacidade de produção será de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano.

O cronograma de execução da obra já está 87% concluído e o início das operações está programado para setembro de 2017.

Nos siga no Google Notícias