ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Empresa que vende 40 mil animais em único dia começa a operar em MS

Nícholas Vasconcelos | 23/03/2013 08:51
Em único leilão no MT, empresa comercializa 40 mil animais. (Foto: Divulgação)
Em único leilão no MT, empresa comercializa 40 mil animais. (Foto: Divulgação)

A empresa que vende 40 mil cabeças de gado em um único leilão começou a operar esta semana em Mato Grosso do Sul. A Estância Bahia é a maior leiloeira de gado de corte do País e abriu em Campo Grande um escritório já tem confirmados dois certames com cerca de 11 mil animais.

Com o quarto maior rebanho de gado de corte do Brasil, com 21 milhões de animais, segundo o IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística), o Estado é visto como um ponto estratégico para a comercialização de gado. “Em um raio de 200 km de Campo Grande você consegue captar praticamente todo rebanho”, explica o parceiro comercial da Estância em MS, Rogério Rezende.

Dos três municípios com maior rebanho bovino em todo País, dois estão no Estado e um deles é vizinho da Capital. Ribas do Rio Pardo tem 1.147.142 animais, 0,8 de todo rebanho nacional, e Corumbá 1.700.651 cabeças, o que equivale a 1% do rebanho brasileiro, que é de 212 milhões.

Ainda nas próximidades da cidade há Aquidauana, com 758 mil animais, Água Clara com outras 669 mil e Três Lagoas, com outros 657 mil exemplares.

Os mega leilões são uma tendência na pecuária brasileira, já que conseguem reunir muitos compradores em um único local, ajudando a diminuir os custos com infraestrutura, alimentação e logística no transporte do gado. A ideia é oferecer ao comprador um gado uniforme, com as mesmas características, idade e raça.

Rogério explica que localização do Estado é atrativo para mega leilões. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Rogério explica que localização do Estado é atrativo para mega leilões. (Foto: Vanderlei Aparecido)

A Estância Bahia é a maior leiloeira neste tipo de certame no Brasil e realiza em Água Boa (MT) a maior venda de gado de corte do mundo. No total, a empresa já vendeu 400 mil cabeças de gado de corte.

O pecuarista explica que o rebanho sul-mato-grossense de nelore é considerado de qualidade, já que concentra 80% do gado P.O. (Puro de Origem) brasileiro e isso é garantia de que os compradores poderão ter mais qualidade nos cruzamentos. Também ajuda e muito que os compradores estão nos vizinhos Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, além de países do Mercosul.

“Nosso rebanho não é o maior, mas é um dos que tem maior qualidade de média”, explicou Rezende.

O primeiro agendado é no dia 7 de junho em Rio Verde de Mato Grosso, quando serão vendidas 5 mil cabeças, e a meta é que até o fim do ano sejam realizados mais 9 leilões.

Nos siga no Google Notícias