ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Empresas com 30 veículos terão desconto de 50% em IPVA

Redação | 26/11/2009 09:17

Empresas que têm frota acima de 30 veículos terão desconto de 50% no IPVA em 2010. A medida foi anunciada hoje pelo governador André Puccinelli, em solenidade também de assinatura do decreto que prorroga a redução de imposto para motos de até 150 cilindradas.

Para o contribuinte comum, todos os outros veículos vão pagar em média 11,5% menos IPVA que em 2010. Além de redução de 8% na tabela FIPE, que divulga o valor médio de mercado de veículos automotores no Brasil, o governo dará mais 3% de desconto aos motoristas, como incentivo.

A decisão sobre as empresas foi tomada na tentativa de recuperar emplacamentos em Mato Grosso do Sul. Muitas compram a frota em estados como São Paulo, onde a alíquota de ICMS é menor e o IPVA também.

Com o decreto, o Imposto de Veículos Automotivos será reduzido, como forma de aumentar a arrecadação no Estado.

O secretário de Obras e Transportes, Edson Giroto, falou na solenidade de hoje em nome do governador. "Essa medida aumenta a capacidade de atrair veículos e assim deixamos de perder emplacamentos para outros estados", reforçou.

Para conseguir a redução, a empresa tem de solicitar o desconto e fazer o cadastramento na Secretaria de Fazenda do Estado. O prazo vai até dia 10 de dezembro.

Esse benefício já era previsto no decreto 9.918 desde 2000, mas nunca foi implantado. Uma das condições impostas é que os veículos permaneçam pelo prazo de 3 anos com placas de Mato Grosso do Sul.

De imediato, 500 caminhões devem ser transferidos de outros estados para Mato Grosso do Sul, prevê o governo.

Giroto considera que os reflexos vão ser sentidos não apenas em empresas com frota maior de 30 veículos, mas também no aquecimento das vendas em concessionárias e no mercado de combustíveis. Mas ele também espera a necessidade de investimentos maiores no setor viário.

Luis Antônio Souza Campos, da Fenabrav/MS espera recuperação significativa do setor. Um exemplo do que o corte em impostos pode significar, diz ele, foi a movimentação no setor gerada pela redução de IPI do governo federal.

"O crescimento de vendas de veículos novos subiu 8%", disse. O mesmo não ocorreu com os usados, que ficaram encalhados em muitas garagens.

A crise econômica também penalizou o setor de transportes, e consequentemente a venda de caminhões despencou 18%, diante de um mercado em crise.

Motos - Sobre o desconto para motos zero quilometro, Carlos Humberto Canale, do Sincovems (Sindicato das Concessionárias de Veículos), lembra que 80% das motos vendidas em Mato Grosso do Sul são abaixo de 150cc.

A expectativa com a redução mantida é grande "porque o setor perdeu muito com a crise deste ano", lembra Canale.

Apesar da redução do IPVA já vigorar neste ano em Mato Grosso do Sul, a queda no comércio de motocicletas caiu 20%. Com o novo prazo, a expectativa é recuperar entre 5% e 10% das vendas.

Nos siga no Google Notícias