ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Empresas interessadas em fábrica de fertilizantes serão conhecidas no dia 23

Com obra paralisada, a estrutura está à venda desde setembro

Kleber Clajus | 13/03/2018 20:45
Estrutura teve construção paralisada há três anos e foi colocada a venda pela Petrobras (Foto: Perfil News)
Estrutura teve construção paralisada há três anos e foi colocada a venda pela Petrobras (Foto: Perfil News)

Empresas interessadas na compra da UFN III (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados) vão ser conhecidas a partir de 23 de março. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (13), pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck. Este ressaltou ainda que os benefícios fiscais concedidos pelo governo serão estendidos ao comprador.

"No dia 23 de março as empresas apresentam a proposta vinculante, ou seja, de quem tem interesse ou perfil para a aquisição. Entendemos que a única forma de terminar [as obras da unidade] é transferir os mesmos incentivos fiscais para a futura adquirente", disse Verruck.

Há pelo menos seis interessados na compra da fábrica localizada em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande. O Estado tem particular interesse na conclusão do negócio para alavancar a comercialização de gás natural, uma vez que a unidade pretende utilizá-lo como fonte energia e projeta consumo diário de 2,3 milhões de metros cúbicos.

As obras da UFN III foram iniciadas em 2011, porém travaram três anos depois e receberam investimentos de R$ 4 bilhões. O empreendimento, com 81% de sua estrutura executada, foi colocado à venda em setembro do ano passado. A expectativa é de que o processo, que faz parte da sistemática de "desinvestimentos" da Petrobras, seja concluído até abril.

Quando finalizada, a projeção de que a fábrica tenha capacidade de produção diária de 3,6 mil toneladas de uréia e 2,2 mil toneladas de amônia. Ambos os produtos são utilizados pela agricultura no preparo de adubo. Contudo, mesmo diante de tal potencial o comprador além de finalizar as obras de infraestrutura terá acrescido no valor de compra as dívidas deixadas em Três Lagoas que, em 2015, superavam os R$ 36 milhões.

Nos siga no Google Notícias