ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Justiça libera Petrobras para vender fábrica de fertilizantes em Três Lagoas

Priscilla Peres | 08/06/2017 10:27
Obras estão paradas há mais de dois anos. (Foto: Perfil News/Arquivo)
Obras estão paradas há mais de dois anos. (Foto: Perfil News/Arquivo)

A Justiça Federal de Três Lagoas liberou a Petrobras para negociar ou vender a UFN 3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados) e suspendeu até setembro, a ação que pedia a retomada imediata das obras e conclusão em até seis meses.

A estatal comunicou a decisão ao mercado nesta quinta-feira (08), por meio de fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários. A decisão do juiz da 1ª Vara Federal de Três Lagoas foi expedida no dia 5 de junho de 2017.

Em março, o MPF (Ministério Público Federal) ajuizou uma Ação Civil Pública pedindo para a Justiça Federal determinar, por meio de liminar, a retomada imediata da construção e a conclusão em seis meses da UFN 3, em Três Lagoas. Também pediu a suspensão de qualquer negociação de venda da fábrica.

Na época a Petrobras informou que irá tomar as providências cabíveis para resguardar seus direitos diante da ação do MPF. Com o comunicado de hoje, a estatal volta a negociar parcerias ou venda da fábrica parada em MS.

Com 82% das obras concluídas, a fábrica está parada há dois anos e meio, desde que o contrato com o consórcio responsável pela construção foi rompido, em dezembro de 2014. Empresários da região esperam até hoje receber R$ 36 milhões em dívidas deixados pela empresa.

Em setembro do ano passado a Petrobras informou que pretendia deixar a atividade de produção de fertilizantes nos próximos anos, o que abriu as negociações de parceria ou venda da unidade. A estatal estaria negociando a venda para um consórcio de empresas chinesas, liderado pela Sinopec.

Nos siga no Google Notícias