Empresas pagam hoje a primeira parcela do 13° salário dos funcionários
Hoje é o último dia para empresas pagaram a primeira parcela do décimo-terceiro salário de seus funcionários. A segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro, como é previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
No valor pago hoje não é feito nenhum tipo de desconto, ou seja, o trabalhador tem direito a receber 50% do seu salário atual, isso caso ele já tenho completado um ano de trabalho na empresa.
- Leia Também
- Em ano de crise, trabalhador vai optar por pagar contas com o 13º salário
- Governo divulga como vai pagar 13° salário aos servidores
Na segunda parcela, paga em dezembro, são feitos os descontos de INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Imposto de Renda. Os trabalhadores que não tem um ano de casa, ou seja, que foram contratados há menos de um ano, recebem a bonificação proporcional.
Para saber o valor o cálculo é simples, basta dividir o salário bruto por 12 meses e multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados. O resultado será o valor do 13° sem os descontos.
Mato Grosso do Sul - Estudo feito pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos), aposta que mais de 1 milhão de trabalhadores do Estado vão receber o 13º salário neste ano. O pagamento do abono soma R$ 1,9 bilhão e deve ajudar a aquecer a economia estadual em 11,1%, a mais que no mesmo período do ano passado.
Neste ano, o número total de pessoas que receberão o 13º salário é 1,5% superior ao observado em 2014, com acréscimo de 15.086 pessoas. Se comparado em termos monetários, o volume total de recursos é superior em pouco mais de R$ 198 milhões.