ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Encerra hoje prazo para cadastramento da área plantada de soja em MS

Renata Volpe Haddad | 10/01/2017 07:39
Cadastro de área plantada de soja é obrigatório. (Foto: Famasul)
Cadastro de área plantada de soja é obrigatório. (Foto: Famasul)

Os produtores de soja de Mato Grosso do Sul têm até hoje (10) para cadastrarem a área do grão da safra 2016/2017, que deve ser feito pela internet. Quem perder o prazo, pode pagar multa, segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

A obrigatoriedade é prevista na lei nº 3.333, e regulamentada pelo Decreto Nº 12.657, que prevê o vazio sanitário da soja e as medidas fitossanitárias de controle da ferrugem asiática. O cadastro é pré-requisito para a implementação das medidas de Defesa Sanitária Vegetal no Estado.

O procedimento é anual e deve ser realizado todos os anos após o encerramento do período do vazio sanitário. Para realizar o cadastro, clique aqui.

De acordo com o engenheiro agrônomo e Fiscal agropecuário da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, Filipe Portocarrero Petelinkar, apenas 68,25% da área estimada pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja), que é de 2.521.000,00 hectares, foi registrada até o momento.

Atualmente o Estado ocupa a 5ª posição no ranking nacional de produção de soja em grão e o 6º lugar em exportação, com participação de 7,6% na produção brasileira de soja em 2016.

Segundo o fiscal, a falta de conhecimento sobre a importância deste trabalho tem feito alguns produtores deixarem de repassar suas informações. “A medida é protetiva. Precisamos saber quais propriedades estão plantando soja para monitorar e evitar grandes problemas com a sanidade vegetal”, informa lembrando a importância dos dados para o serviço defesa sanitária vegetal.

Nos siga no Google Notícias