ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Após instabilidade climática, produtores apostam na recuperação da safra de soja

Segundo Aprosoja, expectativa de colheita é de 51,5 sacas de grão por hectare

Elci Holsback | 08/01/2017 13:10
Aprosoja estima colheita 55,5 sacas por hectare na próxima safra (Foto: Divulgação)
Aprosoja estima colheita 55,5 sacas por hectare na próxima safra (Foto: Divulgação)

Após a instabilidade climática da última safra, as lavouras de soja apresentam condições favoráveis no Estado para a safra 2016/2017, segundo levantamento da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja).

De acordo com a entidade, a estiagem registrada em algumas regiões do estado no início do ciclo preocupou, mas, de maneira geral, foi vencida após as chuvas registradas nas últimas semanas de 2016 e nos primeiros dias de 2017.

Em Chapadão do Sul - distante 321 km de Campo Grande, há produtor com expectativa de produtividade superior à média estadual projetada pela Aprosoja/MS. “O desenvolvimento da lavoura está muito bom, inclusive, apresenta condições mais favoráveis que no ano passado. As possibilidades de que encerre a safra com produtividade mínima de 55 sacas por hectare são grandes”, comenta o sojicultor Jorge Michelc.

Segundo a Aprosoja, a expectativa é de 51,5 sacas da oleaginosa por hectare na próxima colheita, mesma média alcançada na safra 2015/2016. Em relação à produção, a entidade prevê colheita de 7,8 milhões de toneladas em área de 2,5 milhões de hectares no ciclo 2016/2017.

Panorama diferente da maior parte do Estado, a  região central apresenta realidade diferente. Em Sidrolândia, o sojicultor Paulo Stefanello explica que o clima não contribuiu para o desenvolvimento dos grãos. “O clima estava ruim e melhorou só depois da virada do ano. No município é esperado safra de soja menor que no ano passado”, acredita.

No mesmo município, a propriedade do sojicultor Andre Dobashi já registra lavouras em melhores condições atualmente, mas o produtor revela que houve problemas com a seca do início do ciclo. “Recentemente, as plantas se recuperaram bem, mas se parar de chover agora em janeiro a produtividade na propriedade vai cair bastante”, finaliza o produtor que espera colher na primeira quinzena de fevereiro.

Nos siga no Google Notícias