ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Endividamento das famílias campo-grandenses segue em queda, diz pesquisa

Marta Ferreira | 26/06/2014 14:39

O endividamento das famílias campo-grandenses caiu no mês de junho, de acordo com a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Segundo o levantamento, das pessoas entrevistadas 64,2% disseram ter contas parceladas. Em maio, esse percentual era de 66,1%. Os índices estão em decréscimo desde setembro do ano ano passado.

De acordo com a pesquisa, os indicadores de inadimplência se mantiveram estáveis, mas com ligeira alta para o índice de famílias endividadas com contas em atraso. Ele passou de 26,8% a 27,4%. O percentual de pessoas que informam não ter condições de pagar as dívidas caiu de 10,7% para 10,1%.

Em relação ao tamanho do endividamento, 11,8% se disseram “muito endividados” e 28,8% afirmaram que tem poucas dívidas. A pesquisa têm como base contas parceladas, como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros.

O cartão de crédito continua representando a maior fatia das dívidas a pagar, apontado por 62,1% dos entrevistados. Depois vêm os carnês, com 37,2% das respostas. Dos entrevistados, 37,1%, disseram que estão comprometidos com as parcelas por mais de um ano. Outros 25,9% informaram que liquidam o pagamento em três meses.

Ao analisar o cenário demonstrado no levantamento, o presidente da Fecomércio MS, Ediso Araújo, afirma que o consumidor está fugindo dos compromissos parcelados. “ Percebemos isso claramente em nossa pesquisa sazonal referente ao Dia dos Namorados, quando 61% informaram que pretendiam pagar à vista pelos presentes”, pontua.

Nos siga no Google Notícias