ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Pesquisa mostra ligeira queda do endividamento das famílias na Capital

Bruno Chaves | 04/06/2014 09:43
Pesquisa leva em consideração as contas parceladas (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Pesquisa leva em consideração as contas parceladas (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O índice de endividamento das famílias campo-grandenses teve uma ligeira queda, para 66,1%, em maio deste ano, conforme divulgou, nesta semana, a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), elaborada peal CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Em abril, 68,7% da famílias da Capital informaram ter contas parceladas, como, por exemplo, cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestação de carros, seguros e outros.

Do quarto para o quinto mês de 2014, o recuo foi de 2,6%. O índice do mês passado (66,1%) é o menor desde setembro de 2013, quando atingiu 55,8%.

“O consumidor já indicava cautela para compras parceladas diante das incertezas em ano eleitoral e de Copa e o que nos anima é que o indicativo de inadimplência teve significativa redução", explicou o presidente da Fecomércio/MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), Edison Araújo.

"Enquanto em abril, 32,8% informaram ter contas em atraso, desta vez são 26,8%. Quantos aos que dizem que não terão condições de honrar compromissos, o índice caiu de 13% a 10,7%”, emendou.

Na pesquisa, 62,1% dos entrevistados informaram que possuem dívidas com cartão de crédito; 40,2% com carnês; 16,2% com financiamento de veículos.

Das famílias que possuem contas parceladas, 41% afirmaram que o compromisso financeiro levará mais de um ano para ser saldado.

Nos siga no Google Notícias