ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Enersul tem um dos piores índices de aprovação do País

Redação | 19/11/2008 15:52

O IASC (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor), divulgado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) neste mês, indica queda considerável no índice de satisfação do consumidor em relação aos serviços prestados pela Enersul. A empresa alcançou a pontuação mais baixa dos últimos 8 anos, quando a pesquisa começou a ser feita. Das 64 concessionárias avaliadas no País, a empresa ficou em 54º lugar.

Em uma escala crescente de 0 a 100, que mede a percepção dos consumidores quanto ao desempenho da empresa, o percentual caiu de 61,47 para 53,61, quase oito pontos a menos. O último ano foi marcado por denúncias, pedidos de ressarcimentos, investigação por estelionato e crime contra a economia popular.

Um dos reflexos pode ser o desempenho fraco, que fica entre ruim e regular, conforme pontuação da pesquisa. Foi um dos piores índices do país. Na região Centro-Oeste, a Enersul superou apenas a Cemat, do Mato Grosso ( 51,77), administrada pelo Grupo Rede Energias, que recentemente assumiu também a Enersul.

A companhia que fornece energia ao Estado também ficou abaixo da média regional, de 57, 21 e teve pontuação bem menor que a média nacional, de 64,15.

A Enersul chegou a atingir índice de 67,54 há seis anos. Em relação a 2007, quase todas as concessionárias tiveram queda na avaliação dos consumidores na região Centro-Oeste. Neste ano, a catarinense Iguaçu Distribuidora de Energia Elétrica foi a empresa que, na opinião de seus clientes, prestou os melhores serviços.

A avaliação foi feita em grupo que engloba as concessionárias que atendem mais de 30 mil unidades consumidoras. Em Mato Grosso do Sul, 320 pessoas foram entrevistadas e puderam opinar sobre qualidade dos serviços, acesso à empresa, facilidade em receber informações, preço e atendimento.

Os questionários foram aplicados em Campo Grande, Dourados, Corumbá, Paranaíba, Nova Andradina, Ivinhema, Ribas do Rio Pardo, Angélica, Rio Negro e Caracol.

Nos siga no Google Notícias