ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Espanhola vence leilão de linha de transmissão de energia em MS

Neoenergia terá dois anos para construir quase 300 km de linhas de transmissão em nove cidades

Adriel Mattos | 01/07/2022 08:07
Foram leiloados 13 lotes na Bolsa de Valores de São Paulo. (Foto: Cauê Diniz/B3)
Foram leiloados 13 lotes na Bolsa de Valores de São Paulo. (Foto: Cauê Diniz/B3)

A companhia multinacional espanhola Neonergia venceu o leilão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de 291 km em linhas de transmissão em Mato Grosso do Sul. O certame foi realizado na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, na quinta-feira (1º).

O lote referente ao Estado era o 11º de 13 que foram leiloados. A Neoenergia enfrentou seis concorrentes e foi escolhida por oferecer a menor proposta de RAP (Receita Anual Permitida), de R$ 38,2 milhões. Isso representa 45,74% a menos do valor proposto pela autarquia.

A empresa deverá construir as linhas nos municípios de Campo Grande, Jaraguari, Bandeirantes, Ribas do Rio Pardo, Camapuã, Paraíso das Águas, Água Clara, Chapadão do Sul e Cassilândia. O objetivo é a integração das  PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) Fundãozinho, Areado e Bandeirante e conexão da distribuição na região de Paraíso de Águas.

O investimento previsto pela Aneel é de R$ 499 milhões e o prazo estimado pelo regulador para a conclusão é de 48 meses (cerca de dois anos). Cerca de 1.248 empregos são esperados durante a construção.

A homologação do leilão está prevista para 23 de agosto e a data marcada para assinatura do contrato de concessão é 30 de setembro.

O edital prevê a construção, operação e manutenção de 5.425 quilômetros de linhas de transmissão e de 6.180 megavolt-ampères (MVA) em capacidade de transformação de subestações em outros 12 estados.

Nos siga no Google Notícias