ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Estado prorroga data de cobrança de ICMS de novos produtos

Liana Feitosa | 29/01/2016 14:56

O pagamento do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da ST (Substituição Tributária) para novas mercadorias, que entraria em vigor a partir desta segunda-feira (1), foi adiado para o dia 1º de março.

A decisão foi comunicada pelo Governo do Estado, por meio da Sefaz (Secretaria de Fazenda) no Diário Oficial desta sexta-feira (29). O Decreto nº 14.383, de 28 de janeiro de 2016, dá nova redação ao subanexo único da ST, relativo ao regulamento do imposto.

A medida foi tomada em acordo estabelecidos entre os comerciantes e a Sefaz. De acordo com o secretário da pasta, Marcio Monteiro, o Estado percebeu que era possível atender os segmentos envolvidos após um estudo, e estabeleceu a mudança.

“Ninguém foi pego de surpresa porque o convênio do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) é de agosto de 2015. O que os comerciantes que serão mais impactados, como os supermercadistas, por exemplo, alegam é que tiveram pouco tempo para fazer a adequação da sistemática da tributação desses novos produtos", explica o secretário.

"O Estado, sensível a essa questão, realizou um estudo e ficou comprovado que é possível atender a reivindicação dos segmentos”, completou Monteiro. Ainda segundo o titular da secretaria, a medida não tem objetivo de ampliar receita.

O decreto completo e a relação das mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária podem ser conferidos no Diário Oficial, a partir da página 1, aqui.

Nos siga no Google Notícias