ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Estufas vão reduzir perdas na produção de orgânicos em Campo Grande

Edmir Conceição | 19/01/2012 21:00
Edil Albuquerque acompanha instalação de estufas em polo de orgânicos no Indubrasil. (Foto: Casimiro Silva/PMCG)
Edil Albuquerque acompanha instalação de estufas em polo de orgânicos no Indubrasil. (Foto: Casimiro Silva/PMCG)

A primeira unidade de produção de orgânicos protegida por estufas foi montada nesta quinta-feira no Polo Empresarial Oeste (Indubrasil). O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia,Turismo e do Agronegócio, Edil Albuquerque, visitou o local e destacou a tecnologia como ferramenta importante na produção, em razão do mercado, cada vez mais focado na certificação ambiental. "Assiduidade, certificação e cada vez mais tecnologia na produção de orgânicos da Capital. É para isso que temos trabalhado", afirmou.

Parceiros da Prefeitura no projeto ajudaram na doação de estufas a a cinco produtores de orgânicos, que poderão enfrentar as intempéries com a produção protegida, já que na entressafra as chuvas são intensas e as temperaturas bastante elevadas. As hortaliças são as mais prejudicadas.

O engenheiro agrônomo e consultor do Sebrae, Élio Sussumu Kokehara explicou que o investimento é baixo, no máximo R$ 1.400. Segundo ele, se o produtor conseguir montar quatro canteiros de 10 metros, com duas colheitas tira o dinheiro investido. “Com duas colheitas com intervalo de 30 dias e retirada de 150 a 200 maços de rúcula, vendidos por R$ 2,00, por exemplo, o produtor tira o investimento que fez na estufa”, disse.

Também serão instaladas estufas nos assentamentos Nova Era (duas), uma no Conquista e uma no Rochedinho. Este processo não é recente. De acordo com Kokehara, já existem 10 em funcionamento no município de Sidrolândia e, com as que serão instaladas em Campo Grande, o Estado terá no total 23 estufas de cultivo protegido.

Nos siga no Google Notícias