Evento sobre a raça Senepol reúne mulheres criadoras de todo o País
Há 14 anos criando a raça Senepol em Mato Grosso do Sul, a pecuarista Vera Reich sempre sentiu falta da presença de mulheres no campo. Com isso, em 2015 decidiu criar o Leilão das Divas, um evento totalmente feminino para reunir as mulheres criadoras da raça.
De acordo com a pecuarista, a ideia deu tão certo que atualmente, reúne criadoras e esposas de criadores de todo o País, que através das redes sociais, trocam ideias e experiências.
"Tentamos sempre estar reunidas quando a agenda de todas batem, mas os encontros são excelentes, pois trocamos ideias e fortalecemos o público feminino em algo que ainda é voltado para os homens", explica.
Em Campo Grande, dois encontros das Mulheres do Senepol foram realizados e reuniu 55 mulheres criadoras da raça. Segundo Vera, conhecimento é um importante instrumento quando se trata de contabilizar todas as etapas de produção desde a genética de qualidade até o manejo dos animais antes de cruzamentos industriais, comercialização e abate.

"Nesses encontros tivemos palestras técnicas sobre a raça, isso tudo para podermos ter mais conhecimento", explica.
Trabalhando ativamente na Fazenda CMI, Vera relata que se interessou pela raça quando descobriu, que o Senepol se adaptava bem ao clima sul-mato-grossense.
"Primeiro, começamos a fazer vários cruzamentos com o Nelore e vimos que a raça foi se adaptando bem, o bezerro desmamava mais gordo e resistia bem ao clima, ai, eu e meu marido resolvemos criar o gado puro, o p.o e descobrimos que ele existe no Caribe, ou seja, é claro que se adaptaria ao clima daqui e hoje temos mil cabeças de Senepol puros", comenta.
Quem quiser conferir de perto a raça, nesta terça-feira (12) acontece o Leilão das Deusas na Expogrande, onde serão leiloadas doadoras com nível alto de genética. Na quarta-feira (13), será realizado o Leilão das Musas, que serão vendidas as bezerras e novilhas, filhas das doadoras.