ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Exportações de janeiro ficam estagnadas no Estado

Redação | 17/02/2009 22:59

As exportações realizadas por Mato Grosso do Sul em janeiro deste ano apresentaram uma variação de acréscimo de 0,72% a mais em relação ao mesmo período no ano passado, conforme balanço divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento. Em janeiro de 2008 as exportações renderam U$$ 84,9 milhões de dólares ao Estado, enquanto neste ano o valor arrecado foi de U$$ 85,558 milhões.

A carne desossada de bovinos continua sendo o carro chefe das exportações e gerou o maior montante exportado nesse ano, com um crescimento de 82,94% em relação a 2008. Tanta exportação influencia no encarecimento da carne, pela falta do produto no mercado interno.

O produto líder nas exportações de janeiro deste ano foi a carne desossada, responsável por 20,26% das exportações. No início de 2008, Mato Grosso do Sul lucrou U$$ 9,4 milhões de dólares exportando o produto, enquanto neste ano U$$ 17,3 milhões foram injetados nas exportações de carnes desossadas.

Um dado importante é que o Frigorífico Independência, que demitiu 400 dos 550 funcionários na unidade de Campo Grande, fechou janeiro deste ano exportando U$$ 11 milhões para o exterior. No ano passado, o frigorífico obteve lucro de U$$ 9 milhões com as exportações e isso comprova um acréscimo de 18,9%.

Em Dourados, por exemplo, a empresa Seara conquistou um acréscimo de 13,9%. No início de 2008 as vendas registraram U$$ 9,7 milhões, enquanto neste ano U$$ 11 milhões foram exportados da empresa.

Outro setor que demonstrou crescimento bastante considerável (128%) em relação ao início do ano passado foi o sucroalcooleiro. A venda de açúcar rendeu a Mato Grosso do Sul U$$ 2,9 milhões em janeiro deste ano, contra U$$ 1,2 milhão contabilizado no ano passado. Com isso, o produto torna-se o sétimo mais exportado.

Já o setor de mineração sofreu um dos mais consideráveis impactos, ficando a exportação de minério de ferro em 26ª colocação no ranking de produtos mais exportados por MS, num cenário em que sempre costumava se destacar em primeiro. Neste ano o percentual de 96,28% a menos é baseado na venda do produto que obteve U$$ 215 mil dólares, enquanto em 2008 chegou a render U$$ 5,7 milhões.

Esse foi o principal motivo para a mineradora MMX, instalada em Corumbá, decidisse suspender seus trabalhos até abril, com suspensão de ocntratos de aproximadamente 620 funcionários.

No ano passado a mineradora exportou U$$ 961 mil dólares só em janeiro, enquanto neste ano negociou apenas U$$ 215 mil.

Mês a mês o Ministério do Desenvolvimento faz a balança comercial das exportações de cada Estado. Assim é mais fácil acompanhar o cenário da crise. Segundo o Ministério, os principais países importadores de produtos de Mato Grosso do Sul são França, Rússia, Arábia Saudita e Coréia do Sul.

Nos siga no Google Notícias