ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Extratos bancários vão mudar para facilitar a leitura dos clientes

Padronização em nomenclaturas entram em vigor a partir de 8 de julho para depósitos e saques

Por Jhefferson Gamarra | 21/06/2024 10:55
Correntista conferindo extrato bancário na Capital (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Correntista conferindo extrato bancário na Capital (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Bancos associados à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) vão implementar mudanças nos extratos bancários a partir de 8 de julho. A principal alteração será a padronização das nomenclaturas utilizadas nas transações. Atualmente, as informações variam de um banco para outro, o que pode causar confusão aos clientes.

"A medida irá abranger depósitos e saques. Depois, as demais operações financeiras serão incluídas nestas mudanças", informou a Febraban. A iniciativa foi criada para facilitar o cotidiano dos clientes, tornando as informações mais acessíveis, principalmente para aqueles que possuem contas em mais de uma instituição bancária.

"Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira. A iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários", afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

O extrato bancário é um documento fornecido pela instituição financeira que resume as transações realizadas em uma conta bancária durante um determinado período. Nele, constam informações sobre depósitos, saques, transferências, pagamentos de contas e outras transações, funcionando como um registro de todas as movimentações financeiras da conta.

Com a padronização, as operações de depósito de cheque no caixa eletrônico, também chamado de ATM (Automated Teller Machine), passarão a ser descritas no extrato como "DEP CHEQUE ATM". As operações de saque de dinheiro em espécie no caixa da agência com o cartão da conta aparecerão no extrato como "SAQUE DIN CARTAO AG".

O acesso ao extrato bancário é um direito de todos os consumidores e é gratuito para até dois extratos com a movimentação dos últimos 30 dias, para contas correntes. Recomenda-se verificar junto à instituição bancária sobre possíveis tarifas para a emissão de extratos adicionais.

Nos siga no Google Notícias