ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEGUNDA  26    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Famílias começam ano animadas para gastar, mostra pesquisa

Índice atingiu 107 pontos em janeiro, enquanto em dezembro do ano passado ficou em 105,5

Por Izabela Cavalcanti | 26/01/2026 09:44
Famílias começam ano animadas para gastar, mostra pesquisa
Consumidores com sacolas andando na Rua 14 de Julho (Foto: Marcos Maluf)

A pesquisa IFC (Intenção de Consumo das Famílias) mostrou que o ano começou mais propenso aos gastos. Em janeiro de 2026, o índice ficou em 107 pontos, enquanto em dezembro do ano passado ficou em 105,5 pontos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Intenção de Consumo das Famílias (IFC) iniciou 2026 em alta, atingindo 107 pontos em janeiro, contra 105,5 em dezembro do ano anterior. O índice, que considera satisfatório resultados acima de 100 pontos, revela que 21,9% das famílias aumentaram seu consumo, enquanto 32% reduziram. A pesquisa indica cenários distintos entre classes sociais. Famílias com renda superior a 10 salários mínimos demonstram maior segurança financeira, enquanto as de menor renda mantêm cautela devido ao custo de vida e restrições de crédito. Na avaliação sobre emprego, 52,1% sentem-se mais seguros, e 36,8% relatam melhora na renda atual.

Acima dos 100 pontos é considerado zona de satisfação, e abaixo dos 100 pontos, insatisfação.

O nível de consumo atual está maior para 21,9% das famílias e menor para 32%. Outras 45,8% acreditam estar igual ao ano passado. A perspectiva de gastos está maior para 29%; menor para 26,5%; e igual ao ano passado para 43,3%.

“O índice geral segue positivo, mas o recorte por faixa de renda mostra realidades bem distintas. As famílias com renda acima de 10 salários mínimos apresentam maior segurança financeira, o que sustenta a intenção de consumo em patamar mais elevado. Já entre as famílias de menor renda, a cautela permanece, influenciada principalmente pelo custo de vida e pela percepção mais restritiva do crédito”, analisou a economista do IPF/MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS), Regiane Dedé de Oliveira.

Em relação ao emprego atual, 52,1% estão mais seguros; 14,6% estão menos seguros; e 24,6% estão iguais ao ano passado. Sobre a renda atual, para 36,8% está melhor e 19,4% pior.

Para conseguir empréstimo, 16,0% acredita estar mais fácil e 27,2% acha que está mais difícil.

Sobre ser um bom momento para comprar eletrodomésticos, 38,8% acreditam ser um bom momento e 47,4% consideram ser um mau momento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.