ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Fazendas do Pantanal terão tecnologia para medir nível de sustentabilidade

Software pode promover abertura de mercado para a carne brasileira e aumentar a produção por hectare

Jones Mário | 23/09/2019 12:49
Corumbá, município pantaneiro, tem 1,8 milhão de cabeças de gado (Foto: Divulgação/Mapa)
Corumbá, município pantaneiro, tem 1,8 milhão de cabeças de gado (Foto: Divulgação/Mapa)

Já em fase de introdução em Mato Grosso, ferramenta desenvolvida para medir o nível de sustentabilidade da atividade agropecuária na região do Pantanal será implantada também em Mato Grosso do Sul. A tecnologia, batizada como FPS (Fazenda Pantaneira Sustentável), pode promover abertura de mercado para a carne brasileira e aumentar a produção por hectare.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, a ferramenta foi desenvolvida pelas seções Pantanal e Informática da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O software de lógica difusa (fuzzy) utiliza três indicadores – ambiental, econômica e social – para avaliar se as propriedades rurais são sustentáveis, de olho em ampliar o potencial produtivo da região pantaneira.

O gado de corte criado de maneira extensiva monopoliza a economia em torno do Pantanal. Conforme dados de 2018 da PPM (Pesquisa de Pecuária Municipal), desenvolvida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município pantaneiro de Corumbá é vice-líder no ranking de maiores rebanhos bovinos do Brasil, com 1,8 milhão de cabeças. A paraense São Félix do Xingu encabeça a lista, com 2,3 milhões.

O FPS tem adesão voluntária. Em Mato Grosso, foram selecionadas 15 fazendas para treinamento da aplicação do software. De Mato Grosso do Sul foram 12 propriedades escolhidas.

A ferramenta é moldável a qualquer bioma. A Embrapa planeja levar a ideia para produtores de outras regiões, inclusive fora do Brasil.

A instituição de pesquisa trabalhou em conjunto com o Banco do Brasil, que deverá abrir duas novas linhas de crédito de baixo custo para produtores com indicadores sustentáveis de produção na tecnologia.

O FPS ainda permite o aproveitamento de todo o potencial produtivo da fazenda a partir do uso de diferentes ferramentas como inseminação artificial, rotação de pasto, recuperação de pastagens nativas. O programa também identifica outras potencialidades para agregar valor e gerar renda, como fazendas com paisagens mais bonitas incentivadas a explorar turismo rural.

Pantanal - Considerado uma das maiores planícies úmidas contínuas do mundo, o Pantanal fica na bacia hidrográfica do Alto Paraguai e se estende por 138 mil km². Do total, 65% da área fica em Mato Grosso do Sul e os outros 35% em Mato Grosso.

Nos siga no Google Notícias