ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Feira tradicional terá 13 oficinas voltadas para a técnica agropecuária

Priscilla Peres | 28/02/2017 12:33

Entre os dias 8 e 10 de março, acontece mais uma edição da Dinapec (Dinâmica Agropecuária), em Campo Grande. A feira tecnológica realizada há 12 anos, aborda as novas técnicas agropecuárias de forma fácil e prática, principalmente como oficinas.

Durante o evento serão 13 temas de oficinas que atentem tanto ao pequeno como ao mais tecnificado produtor, como as Boas Práticas na produção de lácteos e qualidade da carne. A feira é realizada pela Embrapa Gado de Corte.

“As oficinas funcionam como uma demonstração prática de técnicas específicas e algumas complementam os Roteiros - outra atividade da feira”, como explica uma das coordenadoras do evento, pesquisadora Alexandra de Oliveira.

Entre os temas está o curtimento artesanal de pele de ovinos. O especialista autônomo Alfred Werner Loosli vai mostrar como curtir peles de cordeiros de maneira sustentável, ecologicamente correta, com baixo custo e usando insumos simples e de fácil aquisição.

Outra oficina que deverá chamar atenção dos produtores é a do curral anti estresse que foi desenvolvida com a empresa Tramasul para manejar o gado de forma tranquila. Está estruturado com madeira de reflorestamento osmopressurizada que permite a automação dos equipamentos e porteiras. Na demonstração será provado que o manejo do gado pode ser feito com facilidade sem estressar os animais.

A terceira de destaque é a do Custobov - um aplicativo para controlar custos e margens da bovinocultura de corte. Seus idealizadores vão demonstrar como ele calcula os custos de uma produção de gado e as margens econômicas. O aplicativo tem o formato de uma planilha eletrônica do Excel e embora seja primordialmente uma ferramenta de controle, também permite simular diferentes conjunturas, auxiliando o produtor nos processos de planejamento e tomada de decisões.

A programação geral na página eletrônica da Embrapa está disponível no site www.cnpgc.embrapa.br, onde é possível fazer a pré-inscrição nas atividades de interesse e confirmar, pessoalmente, presença no dia escolhido.

Nos siga no Google Notícias