ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  30    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de energia elétrica

Condições hidrológicas mais favoráveis permitem manter cobrança sem custos adicionais ao consumidor

Por Jhefferson Gamarra | 30/01/2026 18:53
Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de energia elétrica
Residência popular com padrão de iluminação (Foto: Osmar Veiga/Arquivo)

A bandeira tarifária do setor elétrico permanecerá verde no mês de fevereiro, sem a cobrança de valores adicionais na conta de luz dos consumidores. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (30) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária permanecerá verde em fevereiro, sem custos adicionais na conta de luz. A decisão foi motivada pela melhoria das condições hidrológicas nos últimos 15 dias, com chuvas mais favoráveis que resultaram na recuperação dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas.O cenário positivo reduz a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que têm custos mais elevados de geração. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê condições favoráveis para fevereiro, com expectativa de aumento das precipitações em bacias estratégicas, contribuindo para o armazenamento de água nos reservatórios.

De acordo com a agência reguladora, a decisão de manter a bandeira verde, já aplicada em janeiro, está relacionada à melhora das condições hidrológicas observadas ao longo dos últimos 15 dias. Nesse período, as chuvas foram mais favoráveis em comparação com a primeira quinzena do mês, o que resultou na recuperação dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país.

Segundo a Aneel, esse cenário reduz a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo de geração mais elevado. “Dessa forma, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras”, destacou a agência, ressaltando que o volume de chuvas tem garantido o funcionamento das hidrelétricas em níveis adequados.

Na véspera do anúncio, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) também avaliou de forma positiva as perspectivas para fevereiro. O órgão informou que as chuvas tendem a ser mais favoráveis ao setor elétrico após um período de meses mais secos do que o normal. A expectativa é de que esse aumento das precipitações contribua para a redução do déficit hídrico em bacias consideradas estratégicas, justamente em um momento importante para ampliar o armazenamento de água nos reservatórios das hidrelétricas.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 com o objetivo de sinalizar ao consumidor o custo real da geração de energia elétrica no país. O mecanismo considera fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, a participação das fontes renováveis na matriz elétrica e a necessidade de acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas. Quando a bandeira é verde, não há acréscimo na tarifa, indicando condições favoráveis de geração.