ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Fiems mobilizará empresários contra redução da jornada

Redação | 14/08/2009 14:11

O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, vai mobilizar os empresários sul-mato-grossenses contra a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 231/95, que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem o correspondente ajuste nos salários.

A proposta, que mobiliza sindicatos dos trabalhadores em todo o país pela sua aprovação, também prevê o aumento do adicional da hora extra de 50% para 75% sobre o valor da hora trabalhada. No próximo dia 25 de agosto, a Câmara vai discutir a PEC com o objetivo de discutir um calendário para votação da proposta pelo Plenário.

"Essa medida não estimulará a criação de empregos, pois elevará os custos da produção indistintamente em todas as empresas", alertou Longen, informando que a Fiems vai iniciar uma mobilização junto aos sindicatos industriais e às empresas do Estado com a distribuição de cartilhas para alertar sobre os problemas que a PEC trará para o setor produtivo em um momento em que a economia enfrenta os efeitos da recessão mundial.

"Essa proposta representa mais um obstáculo às contratações, pois a criação de emprego depende de diversos fatores, principalmente de investimentos na produção, de aumento do consumo, de crescimento sustentado e educação de boa qualidade", analisou.

Pequenas - Ele reforçou que o impacto dessa medida será ainda maior nas micros e pequenas empresas que não terão condições de absorver ou repassar os custos provocados pela medida, comprometendo sua competitividade.

"A Constituição Federal estabelece o limite máximo da jornada em 44 horas semanais e assegura acordos ou convenções coletivas que fixam expedientes menores. Portanto, empregados e empregadores têm liberdade para ajustar a duração do trabalho às suas reais possibilidades", destacou.

O presidente da Fiems ressalta que a CNI (Confederação Nacional da Indústria) entende que a livre negociação é o caminho possível e sustentável para a redução da jornada de trabalho e a resposta mais adequada à questão do emprego. Para o setor industrial, regras trabalhistas mais modernas e flexíveis desestimularão a informalidade, garantindo direitos básicos a milhões de trabalhadores e segurança às empresas.

Nos siga no Google Notícias