ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Fiems realiza curso sobre projetos de crédito de carbono

Redação | 15/06/2010 18:15

A Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), através do Coema (Conselho Temático Permanente de Meio Ambiente), começou a trabalhar de hoje até quinta-feira (15), o MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo).

No curso de noções fundamentais sobre elaboração de projetos de créditos de carbono, que faz parte do Programa de Capacitação em Mercado de Carbono da CNI (Confederação Nacional da Indústria), são abordadas questões de impacto ambiental, com ressalva para a discussão internacional e os acordos que, de certa forma, impulsionam o mercado de carbono.

Conforme o consultor ambiental Rodrigo Fagundes Gatti, ao longo dos três dias do curso, que também contará com os palestrantes Hamilton Ida e Magno Castelo Branco, serão discutidas as ações ambientais em nível mundial, como o Protocolo de Kyoto, que permite aos países desenvolvidos investirem em países em desenvolvimento para comprar os créditos de carbono.

Para o presidente do Coema da Fiems, Isaías Bernardini, o curso auxiliará os participantes a terem um conhecimento maior sobre crédito de carbono, trabalhando o conceito e a preocupação do Brasil em relação às mudanças climáticas. Ele ainda frisa que o crédito de carbono ainda é um temo novo que tem preocupado alguns segmentos, principalmente os que usam a energia da madeira e também aos que estão ligados à eficiência energética, como o cerâmico, o frigorífico e o sucroenergético.

Na avaliação de José Carlos Queiroz, gerente de meio ambiente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), com o conhecimento obtido no curso ele poderá analisar a viabilidade técnica e ambiental de implantar o projeto nas estações de tratamento de esgoto operadas pela Sanesul no estado.

Nos siga no Google Notícias