Governo desloca fiscais de cinco Estados para apoiar ações antiaftosa em MS
O MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - deslocou para Mato Grosso do Sul fiscais de cinco Estados para reforçar as ações que visam impedir a entrada do vírus da febre aftosa através da fronteira com o Paraguai. O Ministério da Agricultura enviou 13 fiscais agropecuários de Goiás, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e do Pará.
Enquanto o governo brasileiro previne a entrada do vírus, uma missão brasileira enviada pelo Ministério da Agricultura ao Paraguai está inspecionando os frigoríficos habilitados a exportar carne para o Brasil. Neste domingo, um grupo de veterinários do CVP (Comitê Veterinário Permanente do Mercosul) desembarcaria em Assunção.
- Leia Também
- Governo paraguaio inicia nova vacinação contra aftosa no dia 1º
- CMO divulga nota sobre prisão de mototaxista pelo Exército em Bela Vista
Segundo o MAPA, enquanto o Governo do Estado não reforce o quadro com os 35 novos veterinários que estão sendo contratados emergencialmente, os postos do Sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) estão com suporte da SFA (Superintendência Federal de Agricultura).
Os novos veterinários serão deslocados para a fronteira. Eles serão contratados por um ano com possibilidade de renovação do contrato por igual período. Os militares do Exército, 100 ao todo, mantêm a Operação Boiadeiro nos bloqueios feitos pela Iagro.