ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Governador cobra agilidade de Congresso para novas regras da Lei Kandir

Audiência foi realizada na tarde desta quarta-feira (27) com parlamentares federais em Brasília

Guilherme Henri | 27/09/2017 20:00
Governador do Estado Reinaldo Azambuja durante audiência em Brasília (Foto: Divulgação)
Governador do Estado Reinaldo Azambuja durante audiência em Brasília (Foto: Divulgação)

Na audiência pública da Comissão Mista Especial, nesta quarta-feira (27) sobre a Lei Kandir, do Congresso Nacional, em Brasília (DF), o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja cobrou que os parlamentares federais sejam ágeis em definir as novas regras de compensação.

Desde que foi implantada em 1996, o Estado perdeu R$ 6 bilhões por deixar de arrecadar ICMS das exportações de produtos não industrializados.

De acordo com o governador, “não dá para continuarem todos os anos os governadores e prefeitos batendo na porta do Ministério da Fazenda com pires na mão pedindo pelo amor de Deus para colocar na LOA (Lei Orçamentária da União) o valor mínimo necessário para compensar as perdas. Essa casa tem um papel fundamental, nós já contribuímos muito com o fortalecimento das exportações”.

Reinaldo ainda reforçou na reunião, realizada no Senado Federal, que o Estado só recebeu recursos do FEX (Fundo de Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações), mas em montantes que não compensam integralmente as perdas. O último reembolso, de apenas 5% das operações externas por período, ocorreu em outubro do ano passado.

Conforme o chefe do executivo, é um tratamento injusto para o esforço de Estados e Municípios exportadores. Considerando esse reembolso ínfimo, o débito acumulado pelo FEX nos últimos 7 meses soma R$ 80 milhões.

“O momento de discussão é agora, tudo o que foi criado fez com que cada vez mais a receita ficasse centralizada nos cofres da União. O risco fiscal ficou para os estados e municípios, em um percentual injusto. O fomento ás exportações não da para ser só às custas dos estados e municípios. Precisamos discutir novos parâmetros”, emendando que “aqui é a Casa que nunca faltou ao país. É premente uma decisão dessa Casa, se não fizer o TCU terá de fazer. A urgência hoje aqui é que até novembro essa Casa defina algo, se não o fizer, o TCU terá de fazer essa reformulação”.

Se a definição do Congresso Nacional não ocorrer até novembro, o Tribunal de Contas da União (TCU) é que vai definir os novos critérios. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu prazo até 30 de novembro de 2017 para que o Congresso Nacional regulamente a Lei Kandir. Se até essa data não for aprovada uma norma com esse objetivo, o TCU ficará responsável por fazer os cálculos da compensação.

Nos siga no Google Notícias