A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019

28/05/2019 13:18

Governo altera tabela e combustíveis e gás de cozinha devem ficar mais caros

Somente preço médio do GNV (Gás Natural Veicular) não sofreu alteração no comparativo com tabela vigente

Jones Mário
Novo índice que serve para calcular ICMS indicente sobre combustíveis e gás de cozinha passa a valer no dia 1º de junho (Foto: Marina Pacheco)Novo índice que serve para calcular ICMS indicente sobre combustíveis e gás de cozinha passa a valer no dia 1º de junho (Foto: Marina Pacheco)

O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) publicou ato em que altera o PMPF (Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final) dos combustíveis. A nova política passa a valer a partir do dia 1º de junho e deve refletir nos postos e revendedores de gás de cozinha de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a publicação na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU), somente o preço médio do GNV (Gás Natural Veicular) não sofreu alteração no comparativo com a tabela vigente desde 16 de maio. Subiram os valores de referência da gasolina comum, gasolina premium, diesel S10, diesel comum, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), QAV (Querosene de Aviação) e AEHC (Álcool Etílico Hidratado Combustível).

A maior alta foi registrada no índice do AEHC, o popular etanol, com reajuste de 4,42%. A majoração no valor da gasolina comum foi a segunda maior, com 4,33%.

Ainda segundo a tabela, o índice da gasolina premium subiu 2,87%, o do diesel comum aumentou 2,55%, e o do diesel S10 valorizou 1,89%.

Os indicadores do GLP majoraram em 2,3% no valor do quilo, independentemente do tamanho do recipiente. O botijão de 13 kg (P13) é o mais usado para consumo residencial.

O PMPF não corresponde ao valor praticado por postos e revendedores de GLP, mas serve de referência para o cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre os combustíveis. A tabela varia a cada 15 dias e é definida pelas secretarias Estaduais de Fazenda conforme pesquisas de preço em postos revendedores.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions