ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Governo dá incentivo fiscal aos produtores de gado orgânico no Pantanal

Animais precisam atender a uma série de requisitos para serem certificados dessa forma.

Ricardo Campos Jr. | 27/02/2018 11:56
Secretário Jaime Verruck fala sobre gado orgânico durante evento na Famasul (Foto: André Bittar)
Secretário Jaime Verruck fala sobre gado orgânico durante evento na Famasul (Foto: André Bittar)

Produtores rurais do Pantanal de Mato Grosso do Sul que desejarem criar gado orgânico terão como incentivo isenções fiscais. A medida foi adotada pelo governo para alavancar a pecuária sustentável naquela região.

Jaime Verruck, secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, afirma que atualmente existem 22 pessoas que trabalham com esse seguimento e abatem cerca de mil cabeças por mês.

Para ser certificado pelos órgãos governamentais como orgânico, o boi precisa, entre outras coisas, ter uma alimentação baseada em grãos e rações isentas de transgênicos, além de ter o peso e as vacinas controlados por registros individuais desde o nascimento.

Além disso, segundo a ONG (Organização Não Governamental) WWF, que incentiva esse tipo de criação, os produtores devem dar atenção ao bem estar dos animais. As fazendas normalmente trabalham com sombreamento de pastagens e currais em formato circular para que o gado não se machuque.

“Só é orgânico algo que o Ministério da Agricultura certifique como tal e isso envolve uma série de coisas, até os tipos de medicamentos que podem ser usados”, acrescenta Verruck.

Segundo ele, a carne do gado orgânico produzida no estado já está sendo vendida. Ela é mais cara do que as outras e por isso tem o objetivo de atingir nichos específicos de mercado. “Hoje nós vamos ter uma carne terminada no Pantanal, vendida como sustentável”, pondera.

O governo, segundo ele, espera atrair produtores pantaneiros para a atividade com o incentivo. “Quanto mais produtores nós conseguirmos colocar no programa, mais vai haver inclusive a preservação da mata nativa”, afirma o secretário, já que a preocupação com o meio ambiente faz parte dessa vertente pecuária.

Esse programa foi apresentado por Verruck e pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante um seminário sobre o carbono na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias