Nelsinho Trad assume comissão que fiscaliza atividades de inteligência do país
Senador de MS preside órgão do Congresso que acompanha ações da Abin, Forças Armadas e Polícia Federal

Na retomada dos trabalhos legislativos, o senador Nelsinho Trad (PSD) assume, pela segunda vez, a presidência da CCAI (Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência), órgão do Congresso Nacional responsável por fiscalizar a atuação da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), das Forças Armadas e da Polícia Federal no âmbito do Sistema Brasileiro de Inteligência.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A CCAI tem como atribuição acompanhar e controlar as atividades de inteligência desenvolvidas no país. Segundo o senador, a comissão possui instrumentos para exercer essa fiscalização, como a possibilidade de convocar autoridades, requisitar documentos e acompanhar ações estratégicas relacionadas à segurança nacional. “A comissão pode convocar autoridades, requisitar documentos e acompanhar ações do Sistema Brasileiro de Inteligência”, explicou.
- Leia Também
- Senado oficializa grupo para destravar acordo Mercosul–União Europeia
- Na Capital, 13 vereadores querem chegar à Assembleia ou Congresso em 2026
De acordo com Nelsinho Trad, os temas tratados pela comissão têm impacto direto sobre Mato Grosso do Sul, especialmente por se tratar de um estado de fronteira, onde os desafios de segurança ultrapassam a esfera local. Ele destaca que as preocupações vão além do tráfico de drogas. “Não é só tráfico de drogas. É tráfico de armas, contrabando, crimes ambientais e organizações que operam além das fronteiras e que precisam da nossa atenção”, afirmou.
A experiência recente do senador na condução de temas sensíveis também pesou em sua escolha para o comando da comissão. Nelsinho Trad teve atuação na distensão da crise diplomática entre Brasil e Paraguai, desencadeada após denúncias de uma suposta operação da Abin para obtenção de informações confidenciais de autoridades paraguaias. O episódio resultou, à época, na suspensão das negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu.
O Anexo C trata das regras de venda e precificação do excedente de energia gerado pela usina binacional, com impacto direto para consumidores e para o comércio de energia nos dois países. Ao comentar o impasse, o senador reforçou a importância do diálogo entre as nações vizinhas. “Não dá para separar Brasil do Paraguai. Quando tem um desentendimento, o que tem que ser promovido? Sentar pra conversar”, afirmou o presidente da CCAI.
Com a presidência da comissão, Nelsinho Trad passa a conduzir os trabalhos de fiscalização das atividades de inteligência em um momento de atenção redobrada para temas ligados à segurança, soberania e cooperação internacional, especialmente em regiões estratégicas como a faixa de fronteira.

