ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Governo de MS diz que conclusão de estudo da Ferroeste ocorre em 30 dias

A Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. integra programa federal de privatizações e deve promover escoamento de grãos de MS até o PR

Izabela Sanchez | 17/06/2020 07:51
Estatal paranaense exibe bons lucros e espera atrair investidores para conceder a ferrovia à iniciativa privada (Foto: Divulgação)
Estatal paranaense exibe bons lucros e espera atrair investidores para conceder a ferrovia à iniciativa privada (Foto: Divulgação)

O governo de Mato Grosso do Sul divulgou nesta quarta-feira (17) que o estudo técnico e ambiental, mais um passo em direção à privatização da Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A), fica pronto e será assinado em 30 dias. O ato de assinatura do EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental) terá a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior em julho.

A ferrovia será novo canal de escoamento de grãos, farelo de soja, etanol e açúcar, produtos de Mato Grosso do Sul, até o Porto de Paranaguá, no Paraná. A data de conclusão do estudo foi anunciada na segunda-feira (15) pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) durante a primeira reunião de trabalho depois que o projeto foi qualificado no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) movido pelo governo federal no Ministério da Economia.

Privatização – Além de Verruck, participaram da reunião o diretor-presidente da  Ferroeste André Luís Gonçalves, o secretário da Casa Civil do Governo do Paraná, Luiz Antonio Fagundes e o assessor de Logística da Semagro, Lúcio Lageman. Segundo, Luiz Antonio, o EVTEA foi licitado e contratado pelo Governo do Paraná com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O grupo espera assinar o estudo, com a empresa ganhadora, em 30 dias.

Hoje estatal, o objetivo é conceder a ferrovia à iniciativa privada por meio de leilão na bolsa de valores. O governo trabalha com cronograma para leiloar a Ferroeste na B3 até o final de 2021. A ferrovia foi incluída em lista de rodovias, ferrovias e aeroportos vistos pelo ministro Paulo Guedes como bons investimentos para a iniciativa privada.

Projeto – Com a concessão, um dos objetivos é construir ramal de extensão na ferrovia até Maracaju (MS) com novo canal de escoamento das commodities até o Porto de Paranaguá. O projeto inicial da ferrovia prevê 1.371 quilômetros entre Maracaju e Cascavel (PR), a revitalização do atual trecho ferroviário entre Cascavel a Guarapuava, a construção de uma nova ferrovia entre Guarapuava e Paranaguá e a construção de um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

 “O foco é fazer chegar até o Porto de Paranaguá e interligar Maracaju nesse percurso”, comentou o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves. Além disso, a expectativa do governo de Mato Grosso do Sul é criar 1 mil empregos na construção do novo trecho.

A partir de julho, o grupo passa a elaborar o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e o Rima (Relatório de Impacto Ambiental). “O EIA-RIMA é de competência do Ibama pois trata-se de uma obra com impacto em dois estados no Rio Paraná, que é da jurisdição da União. Esperamos que seja estabelecido um termo de referência pelo Ibama, mas os órgãos ambientais dos estados vão ficar à disposição para apoiar. Será um trabalho concomitante ao EVTEA”, disse Jaime Verruck.

Valores – A estatal que opera a malha ferroviária entre Cascavel a Guarapuava encerrou o primeiro quadrimestre de 2020 com lucro de R$ 1,66 milhão, maior resultado da história da empresa para o período, mas conforme o titular da Semagro, já existe uma concessão vigente para essa ferrovia, que vai até 2079.

“Há uma estimativa inicial de investimento total na ordem de R$ 8 bilhões, sendo que cerca de R$ 3 bilhões voltados para as obras no percurso dentro de Mato Grosso do Sul”, comentou Verruck.

Nos siga no Google Notícias