ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Governo de MS inicia entrega de 1,5 milhão de boletos do IPVA-2019

Distribuição dos boletos de pagamento teve início nesta terça-feira; desconto de 15% para pagamento à vista está disponível até 31 de janeiro de 2019

Humberto Marques | 04/12/2018 17:42
Boletos para pagamento do IPVA começaram a ser entregues; prazo para pagamento com desconto à vista é 31 de janeiro. (Imagem: Reprodução)
Boletos para pagamento do IPVA começaram a ser entregues; prazo para pagamento com desconto à vista é 31 de janeiro. (Imagem: Reprodução)

O governo do Estado começou a distribuir nesta terça-feira (4) os carnês de pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) relativo a 2019. Serão aproximadamente 1,5 milhão de boletos para pagamento, seguindo as regras de anos anteriores: 15% de desconto para quitação à vista até 31 de janeiro de 2019 dos valores lançados e possibilidade de parcelamento em até cinco vezes.

Em caso de parcelamento, os vencimentos ficarão para os dias 31 de janeiro (primeira), 28 de fevereiro, 29 de março, 30 de abril e 31 de maio.

As alíquotas do IPVA-2019 são de 2% do valor da tabela Fipe (referência na avaliação de veículos no Brasil) para caminhões de qualquer capacidade de carga, ônibus e micro-ônibus de transporte coletivo, ciclomotores, motocicletas, triciclos e quadriciclos; e 3,5% para automóveis de passeio, camioneta, camioneta de uso misto e utilitários.

O tributo é obrigatório para veículos com até 20 anos de fabricação, havendo isenções para máquinas agrícolas, embarcações, ônibus de transporte coletivo e triciclos e quadriciclos para deficientes físicos e de uso individual, entre outros.

Embora emitidos pelos Correios, contribuintes também podem emitir os canhotos de pagamento até o vencimento no site da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda, em http://www.sefaz.ms.gov.br), no atalho IPVA-2019 –é necessário fornecer placa e Renavan (Registro Nacional de Veículos) para expedição. No endereço, também é possível emitir guias para quitação após o vencimento, o que também pode ser solicitado nas Agenfas (Agências Fazendárias) ou nos postos do Fácil.

A expectativa do governo estadual é de que a arrecadação do IPVA do próximo ano chegue a R$ 767 milhões. O único desconto possível para pagamento é na quitação à vista. Por lei, Mato Grosso do Sul pode aplicar alíquota de até 5% sobre o valor da Fipe na cobrança do imposto. Com o percentual aplicado, a assessoria da Sefaz afirma que o desconto chega a 30% no valor total de avaliação.

Nos siga no Google Notícias