ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Governo prevê para fevereiro plano de incentivo à produção e consumo de frutas

Osvaldo Júnior | 05/01/2018 18:21
Uva em Campo Grande; produção de frutas pode ter plano de incentivo (Foto: Arquivo)
Uva em Campo Grande; produção de frutas pode ter plano de incentivo (Foto: Arquivo)

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) deve lançar em fevereiro o Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura. O objetivo, de acordo com a pasta, é melhorar a qualidade da produção, o aumento do consumo interno e das exportações.

"Há expectativa de que o Brasil dobre a produção em cinco anos e aumente em, pelo menos 50%, o volume de exportações em dois anos", informou o Mapa. Atualmente, o País ocupa a 23ª posição no ranking mundial de exportação de frutas, de acordo com a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), entidade parceira do Ministério na elaboração do plano.

De acordo com o assessor da Secretaria-Executiva do Mapa, Ricardo Cavalcanti, “alguns gargalos impedem maior competitividade da fruticultura brasileira, por isso é importante a adoção de políticas de médio e longo prazos, compreendendo parceria público-privada em conexão com as demandas de mercado”. Se consideradas apenas as frutas frescas, os avanços dos últimos 15 anos alcançados pelas exportações brasileiras são pouco expressivas, observa Cavalcanti.

A fruticultura brasileira é uma das mais diversificadas do mundo e a área de cultivo supera 2 milhões de hectares, gerando expressivo resultado em termos de geração de empregos no campo, na agroindústria, em toda a cadeia produtiva, no agroturismo e na esfera de fornecedores de insumos e serviços, além da renda nos mercados interno e externo.

Nos siga no Google Notícias