ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, QUINTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Governo tenta atrair investidores para Zona de Processamento de Exportação

Por Ricardo Campos Jr. | 18/04/2017 13:52

O Governo de Mato Grosso do Sul vai incluir a ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Bataguassu, a 335 quilômetros de Campo Grande, no “cardápio” de atrativos para empresas que desejam investir no estado. A ideia do Executivo é usá-la como diferencial competitivo para instalação de empreendimentos que comercializem produtos no mercado internacional.

A Semade (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) entende que a área é uma real e vantajosa opção aos exportadores principalmente para o envio de produtos ao Paraguai.

Criadas por decretos, as ZPEs são locais de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a exportação, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.

O titular da Semade, Jaime Verruck, se reuniu com a secretária-executiva do CZPE (Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação) do Governo Federal, Thaise Dutra, o prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina e representantes da EGEZPE, empresa administradora da ZPE para debater estratégias de atração de investimento.

“Entre as possibilidades temos a indústria florestal e outras cadeias do agronegócio, mas fundamentalmente empreendimentos que façam agregação de valor com produtos destinados à exportação. Vamos formatar um material para a ZPE, destacando seu potencial logístico, com hidrovia e rodovia, além dos benefícios tributários federais”, afirma o secretário.

Será realizado ainda um estudo para avaliar se a lei de Mato Grosso do Sul permite o oferecimento de um tratamento tributário diferenciado para as companhias que se instalarem em Bataguassu.

Por enquanto, a ZPE ainda não está em operação. Espera-se que ao funcionar, colabore para a geração de renda e postos de trabalho no Mato Grosso do Sul, como vem ocorrendo na ZPE do Ceará, onde já foram gerados mais de 16 mil empregos diretos e indiretos. A ZPE de Bataguassu tem 200 hectares e foi instituída em 2011.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário