ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Grupo parlamentar tenta minimizar efeitos do Funrural, diz deputada de MS

Ricardo Campos Jr. e Leonardo Rocha | 17/04/2017 13:38
A vice-presidente da comissão, deputada federal por Mato Grosso do Sul Tereza Cristina (PSB), afirma que o grande problema será a cobrança retroativa do tributo. (Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados)
A vice-presidente da comissão, deputada federal por Mato Grosso do Sul Tereza Cristina (PSB), afirma que o grande problema será a cobrança retroativa do tributo. (Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados)

A Frente Parlamentar Agropecuária da Câmara dos Deputados tenta minimizar junto aos demais poderes os efeitos do Funrural aos produtores do país. A vice-presidente da comissão, deputada federal por Mato Grosso do Sul Tereza Cristina (PSB), afirma que o grande problema será a cobrança retroativa do tributo.

“Na pior hipótese, eles [produtores] iriam solicitar um Refis (financiamento de dívidas) para abater juros e ter descontos. Na melhor hipótese não vai cobrar quem deveu no passado e decidir a partir de agora se será extinto ou como vai funcionar na pratica", afirma a congressista.

O Funrural é um tributo cobrado sobre o resultado bruto da produção. Os valores recolhidos são destinados ao custeio da aposentadoria dos trabalhadores rurais, subsidiado pelo Governo Federal. Em 2011 uma decisão judicial considerou a cobrança inconstitucional e uma discussão sobre a obrigatoriedade foi iniciada, tramitando de instância e instância.

Desde essa época, muitos produtores suspenderam o pagamento ou conseguiram liminares para depositar em juízo os montantes. No dia 30 de março, o STF (Supremo Tribunal Federal) analisou a questão e declarou lícito o desconto previdenciário.

“Decisão não se discute e se cumpre, porém tem mais duas ações no Supremo para reverter esse quadro. A bancada rural na Câmara dos Deputados está trabalhando tanto politicamente na conversa com o governo federal e magistrados assim como também na área jurídica, porque existe um estudo para reverter a ação. A frente parlamentar vai tentar minimizar os efeitos para o produtor”, afirmou Tereza Cristina.

Os ministros do STF decidiram pela constitucionalidade do tributo por seis votos a cinco. Mesmo quem tem dinheiro do fundo depositado em juízo, em tese, teria de arcar ainda com juros e encargos, sem contar aqueles que deixaram de pagar, que estariam devendo o montante do tempo transcorrido.

Nos siga no Google Notícias