ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Ibedec orienta sobre cuidados com pacotes de agências de viagens

Priscilla Peres | 02/02/2016 15:19

Na semana de Carnaval, quando muitas pessoas se planejaram para viajar nos dias de folga, o IBEDEC (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo) alerta para cuidados que devem ser tomados com pacotes turísticos.

A consultora jurídica do órgão em Mato Grosso do Sul, Bárbara GRassi orienta o consumidor para evitar dor de cabeça nos dias de festa. De acordo com ela, o primeiro passo é pesquisar se contra a agência a ser contratada tem reclamações ou denúncias no Procon.

É importante ter o contrato por escrito, onde conste o preço total da viagem, a companhia aérea ou rodoviária que fará o transporte, os hotéis especificados, o tipo de apartamento, os traslados, refeições incluídas, pagamento de guias de turismo e passeios incluídos.

Para evitar gastos extras, o ideal é conferir quais as atrações que constam no pacote da viagem. E claro, desconfiar das promoções que oferecem muitas vantagens, ficando atento sempre ao serviço anunciado, as empresas e condições.

Em caso de viagem internacional, o consumidor deve se atentar ao valor da moeda e a conversão, sabendo se o montante cobrado é com preço fixo ou variável, para não se ter surpresas. O consumidor também deve ser informado com antecedência se a viagem tem como destino cidades ou países sujeitos a furacões, terremotos, vulcões, ou alguma pandemia, como malária.

De acordo com Bárbara, se na hora de desfrutar da viagem o consumidor perceber que não está saindo conforme o contratado, exija de imediato o cumprimento do contrato da empresa, caso não consiga reverter a situação o consumidor tem que começar a produzir provas a seu favor.

Isso inclui guardar todos os documentos que comprovem fraudes na viagem e contra a agenda. Toda situação irregular pode ser denunciada para órgãos de defesa do consumidor. O Ibedec Mato Grosso do Sul funciona na Rua da Lira, nº 234, sala 2, Vila Carlota, em Campo Grande (MS). Telefones: (67) 3015-1090 e (67) 9922-1090.

Nos siga no Google Notícias