A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 23 de Maio de 2017

30/04/2017 11:47

Imposto de Renda: confira se a sua declaração caiu na malha fina

Elci Holsback
Prazo para declarar IR encerrou no dia 28 (Foto: Renata Volpe Haddad)Prazo para declarar IR encerrou no dia 28 (Foto: Renata Volpe Haddad)

O prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física terminou na sexta-feira (28) e já é possível saber se o contribuinte caiu na malha fina ou se teve a eclaração aceita pela Receita Federal. 

Em entrevista ao site UOL, o auditor da Receita Federal de São Paulo, Valter Koppe, explicou que o sistema de declaração do IR é muito rápido e horas após o envio já é possível descobrir se houve alguma falha no ajuste de contas com o leão.

"Assim que a declaração é enviada à Receita, passa por cruzamento de dados enviados ao Fisco e comparada a dados fornecidos por entidades como INSS e empresas médicas, escolas, bancos, imobiliárias e administradoras de cartão de crédito, entre outras", ressalta.

Caso o contribuinte tenha informado algum dado errado, a declaração fica retida na malha fina. A Receita disponibilizou atendimento virtual para contribuintes verificarem pendências na declaração do IR. No Centro Virtual de Atendimento, localizado no site da entidade, são repassadas as coordenadas. É importante ter em mãos o número do CPF e o código de acesso, gerado na página da Receita Federal: http://idg.receita.fazenda.gov.br

Como solucionar o erro - Há dois tipos de problema que fazem com que a declaração caia na malha fina: declaração incompleta ou com erro de informações ou declaração onde são apontadas dúvidas.

No primeiro caso, o contribuinte deve o quanto antes, reenviar os dados, retificando a declaração. Vale lembrar que após ser convocado pela Receita para prestar esclarecimentos, não é mais possível enviar a retificação.

No caso de declarações feitas por celulares ou tablets, o sistema de retificação não está disponível para este tipo de aparelho, devendo ser realizada por computadores.

Lembrando que é necessário baixar o programa de retificação, também disponível no site da Receita Federal.

Já no caso de declarações com dúvidas, mas onde não é erro, a solução é mais simples. Basta o contribuinte aguardar a convocação da Receita Federal, através do Termo de Indicação ou Notificação de Declaração da Receita Federal.

Quem quiser adiantar a solução, pode agendar horário na Receita para entregar documentos que comprovem a veracidade dos dados declarados.

O agendamento pode ser feito por meio do Pedido de Antecipação de Análise, disponível no site da Receita Federal.

Vale ressaltar que o prazo para esclarecer dúvidas sobre o IR 2017 só inicia em janeiro de 2018.

Termina hoje o prazo para entregar declaração do Imposto de Renda
Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para declarar o Imposto de Renda e quem não enviá-la está sujeito à multa. Em Mato Grosso do Sul, são esperada...
Imposto de Renda 2017: Saiba como acompanhar o processamento da declaração
Termina amanhã (28) o prazo para entrega da declaração do imposto de renda. Para quem já acertou as contas com a Receita Federal, é importante acompa...
Conselho do FCO aprova mudanlas para dar celeridade aos financiamentos
Foi aprovado em reunião extraordinária dos membros do Conselho de Investimentos Financiáveis pelo FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centr...
Refletindo cenário político, Bovespa cai 1,54% e dólar sobe a R$ 3,27
O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa), Ibovespa, encerrou o dia com queda de 1,54%. O dólar, por sua vez, terminou o pre...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions