A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 19 de Setembro de 2017

30/04/2017 11:47

Imposto de Renda: confira se a sua declaração caiu na malha fina

Elci Holsback
Prazo para declarar IR encerrou no dia 28 (Foto: Renata Volpe Haddad)Prazo para declarar IR encerrou no dia 28 (Foto: Renata Volpe Haddad)

O prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física terminou na sexta-feira (28) e já é possível saber se o contribuinte caiu na malha fina ou se teve a eclaração aceita pela Receita Federal. 

Em entrevista ao site UOL, o auditor da Receita Federal de São Paulo, Valter Koppe, explicou que o sistema de declaração do IR é muito rápido e horas após o envio já é possível descobrir se houve alguma falha no ajuste de contas com o leão.

"Assim que a declaração é enviada à Receita, passa por cruzamento de dados enviados ao Fisco e comparada a dados fornecidos por entidades como INSS e empresas médicas, escolas, bancos, imobiliárias e administradoras de cartão de crédito, entre outras", ressalta.

Caso o contribuinte tenha informado algum dado errado, a declaração fica retida na malha fina. A Receita disponibilizou atendimento virtual para contribuintes verificarem pendências na declaração do IR. No Centro Virtual de Atendimento, localizado no site da entidade, são repassadas as coordenadas. É importante ter em mãos o número do CPF e o código de acesso, gerado na página da Receita Federal: http://idg.receita.fazenda.gov.br

Como solucionar o erro - Há dois tipos de problema que fazem com que a declaração caia na malha fina: declaração incompleta ou com erro de informações ou declaração onde são apontadas dúvidas.

No primeiro caso, o contribuinte deve o quanto antes, reenviar os dados, retificando a declaração. Vale lembrar que após ser convocado pela Receita para prestar esclarecimentos, não é mais possível enviar a retificação.

No caso de declarações feitas por celulares ou tablets, o sistema de retificação não está disponível para este tipo de aparelho, devendo ser realizada por computadores.

Lembrando que é necessário baixar o programa de retificação, também disponível no site da Receita Federal.

Já no caso de declarações com dúvidas, mas onde não é erro, a solução é mais simples. Basta o contribuinte aguardar a convocação da Receita Federal, através do Termo de Indicação ou Notificação de Declaração da Receita Federal.

Quem quiser adiantar a solução, pode agendar horário na Receita para entregar documentos que comprovem a veracidade dos dados declarados.

O agendamento pode ser feito por meio do Pedido de Antecipação de Análise, disponível no site da Receita Federal.

Vale ressaltar que o prazo para esclarecer dúvidas sobre o IR 2017 só inicia em janeiro de 2018.

Termina hoje o prazo para entregar declaração do Imposto de Renda
Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para declarar o Imposto de Renda e quem não enviá-la está sujeito à multa. Em Mato Grosso do Sul, são esperada...
Imposto de Renda 2017: Saiba como acompanhar o processamento da declaração
Termina amanhã (28) o prazo para entrega da declaração do imposto de renda. Para quem já acertou as contas com a Receita Federal, é importante acompa...
Senado aprova, em segundo turno, PEC do Simples Municipal
  O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 19, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/2015, o chamado "Simples Municip...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions