ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Índice que mede intenção de investir na indústria tem aumento em abril

Sondagem revela que esse foi o melhor resultado dos últimos três anos para esse período

Ricardo Campos Jr. | 24/04/2018 09:27
A expectativa dos empresários do ramo para o próximo semestre foi de 58,3 pontos e em relação à contratação de empregados, o índice foi de 53,1 pontos (Foto: divulgação/Fiems)
A expectativa dos empresários do ramo para o próximo semestre foi de 58,3 pontos e em relação à contratação de empregados, o índice foi de 53,1 pontos (Foto: divulgação/Fiems)

O índice que mede o interesse dos empresários em investirem no setor industrial alcançou 61,8 pontos em abril em uma escala que vai de zero a 100, o melhor resultado dos últimos três anos para esse período e um aumento de 4,5 pontos em relação a março.

Esses dados fazem parte de uma sondagem feita pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).

O resultado do quarto mês de 2018 também ficou acima da média de 2014 a 2017. A expectativa dos empresários do ramo para o próximo semestre foi de 58,3 pontos e em relação à contratação de empregados, o índice foi de 53,1 pontos.

A pesquisa também mede o índice de confiança do empresariado do setor. O resultado de abril foi de 57,1 pontos, o maior dos últimos quatro anos e 12,3 maior do que a média para o mesmo mês desde 2013. Esses números estão acima dos 50 pontos, o que segundo a Federação indica melhoras na economia brasileira, sul-mato-grossense e das próprias empresas.

A pesquisa também mede o índice de confiança do empresariado do setor. O resultado de abril foi de 57,1 pontos, o maior dos últimos quatro anos (Foto: divulgação / Fiems)
A pesquisa também mede o índice de confiança do empresariado do setor. O resultado de abril foi de 57,1 pontos, o maior dos últimos quatro anos (Foto: divulgação / Fiems)

Visão - De todos os entrevistados, a maioria (49,3%) afirma que não houve mudanças na economia nacional. Disseram o mesmo da economia estadual 52%, enquanto 50,7% também enxergaram essa estabilização na própria empresa.

Já para 24% dos empresários, a situação do país melhorou. Outros 22,7% enxergam essas mudanças positivas também a nível estadual e 20% dentro da própria empresa. Outros 20% consideram que a situação econômica do país piorou. Falaram o mesmo de Mato Grosso do Sul 17,3% e 21,4% enxergaram estagnação em seus próprios negócios, segundo apontou a Fiems.

Para os próximos meses, 42,6% estão confiantes e acreditam que o Brasil vai conseguir virar o jogo contra a crise, enquanto 45,3% calculam que a economia deve ficar do mesmo jeito e 6,7% demonstraram pessimismo com relação ao setor.

Com relação à economia estadual, o futuro é visto com otimismo para 41,3% dos entrevistados, enquanto 46,7% acreditam em uma estagnação e 6,7% falam em piora.Quando o assunto é a própria empresa, 53,3% acreditam que a situação financeira irá melhorar, enquanto 36% falam em uma estagnação e 5,4% estão pessimistas.

A sondagem também questionou os empresários sobre a margem de lucro operacional obtida no período e a maioria (34,7%) a considerou ruim. O acesso ao crédito foi considerado difícil por 33,3% dos empresários. Enquanto a situação financeira geral da empresa foi avaliada como ruim por 26,6% dos respondentes e, por fim, 58,7% responderam que teve aumento dos preços das matérias-primas utilizadas.

Nos siga no Google Notícias