ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Economia

Indústria tem melhor março em intenção de investimentos dos últimos cinco anos

Em uma escala de zero a cem, o índice de março foi de 57,3 pontos

Ricardo Campos Jr. | 28/03/2018 11:20
índice da contratação de empregados foi de 50,7 pontos e deve se manter estável pelo menos até agosto.(Foto: divulgação)
índice da contratação de empregados foi de 50,7 pontos e deve se manter estável pelo menos até agosto.(Foto: divulgação)

Sondagem feita pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) revela que o interesse dos empresários em investir no setor tem crescido ao longo dos meses. Em uma escala de zero a cem, o índice de março foi de 57,3 pontos, o maior dos últimos cinco anos para este mês e 4,7 pontos acima do resultado de fevereiro.

A pontuação do terceiro mês de 2018 também é superior à média dos últimos quatro anos, que foi de 44,9 pontos.

Com relação à expectativa do empresário foi de 58,3 pontos com expectativa de aumento nos próximos seis meses. Já o índice da contratação de empregados foi de 50,7 pontos e deve se manter estável pelo menos até agosto.

Também há aumento nas previsões de exportações industriais. A sondagem resultou em 58,6 pontos nesse quesito.

A Fiems também mede o índice ce confiança do empresariado do setor. O resultado de março foi de 61,2 pontos, o maior dos últimos seis anos e 11,4 maior do que a média para o mesmo mês desde 2013.

Perspectivas - De todos os entrevistados, a maioria (42%) afirma que não houve mudanças na economia nacional. Disseram o mesmo da economia brasileira 43,5%, enquanto 43,5% também enxergaram essa estabilização na própria empresa.

Segundo a Fiems, 33,3% dos participantes enxergaram melhoras nesse cenário a nível nacional e estadual, enquanto 31,9% disseram o mesmo de suas próprias empresas. Falaram em piora a nível estadual e nacional15,9% dos entrevistados e 14,4% no âmbito da própria companhia.

Para os próximos meses, 53,6% estão confiantes e acreditam que o Brasil vai conseguir virar o jogo contra a crise, enquanto 36,2% calculam que a economia deve ficar do mesmo jeito e 5,7% demonstraram pessimismo com relação ao setor.

Com relação ao estado, 47,3% acreditam em melhora, enquanto 40,6% falam em estagnação e 5,7% acreditam em retrocesso. Do ponto de vista da própria empresa, 59,4% falam em melhora, 30,4% acreditam que elas irão ficar como estão hoje e 5,8% não enxergam aspectos positivos no futuro.

Nos siga no Google Notícias