ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Índice de Desempenho Industrial de MS em 2017 supera o do ano anterior

Indicador fechou o ano passado acima dos 50 pontos; volume da produção industrial foi destaque

Humberto Marques | 09/02/2018 08:44
Nível de emprego e produção industrial do Estado colaboraram na evolução do índice. (Foto: Divulgação)
Nível de emprego e produção industrial do Estado colaboraram na evolução do índice. (Foto: Divulgação)

O IGDI (Índice Geral de Desempenho Industrial), criado pelo Radar Industrial da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e calculado com base nas pesquisas de Confiança e Sondagem Industrial, fechou 2017 acima dos 50 pontos, desempenho superior ao de 2016. De acordo com o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, em dezembro o Índice alcançou 52,1 pontos, sendo oito meses ficando acima dos 50 pontos, iniciando-se em maio do ano passado.

“Em dezembro, o IGDI apresentou queda de 2,8 pontos na comparação com o mês de novembro, porém, esse recuou”, disse Rezende, segundo quem essa movimentação “obedece a um padrão sazonal comum para o período, marcado pelo fim das encomendas para as festas de fim de ano, pelas paradas programadas para manutenção em algumas fábricas e por conta da entressafra naqueles segmentos da indústria que processam insumos como a cana-de-açúcar, soja e milho”.

O coordenador reforça que, nesses 12 meses, a produção industrial subiu 20,1 pontos percentuais, enquanto a intenção de investimento elevou-se em 10,5 pontos percentuais, a confiança cresceu 8,96% e a utilização da capacidade instalada atingiu alta de 4%. Já a contratação de empregados teve alta de 3,9%. Apenas em dezembro de 2017, na comparação com o mesmo mês de 2016, as cinco variáveis tiveram desempenho superior.

Percepção – O IGDI reflete a percepção do empresário em relação ao desempenho apresentado pela atividade industrial. “Na elaboração, foram selecionadas cinco variáveis: emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança. Todas com peso de 20% na composição do Índice”, detalhou Ezequiel Resende.

No caso do emprego na indústria, o IGDI utiliza o percentual de estabelecimentos que aumentaram o número de empregados, enquanto no investimento o Índice leva em consideração a intenção de aplicação para os próximos seis meses. Já da produção é usado o percentual de indústrias com a produção estável ou crescente, da utilização da capacidade instalada se pega o percentual médio e da confiança a base é o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial.

O IGDI Fiems contou com a avaliação, validação e auxílio técnico do professor-doutor Leandro Sauer, da Esan/UFMS (Escola de Administração e Negócios e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). “O professor é matemático com atuação na utilização de métodos quantitativos em economia e tem comprovada experiência na elaboração e uso de indicadores sintéticos”, reforçou Resende.

*Alterado às 9h20 para correção de informações.

Nos siga no Google Notícias