ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Instituto do Senai organiza competição de propostas para indústria de alimentos

Helio de Freitas, de Dourados | 11/11/2014 15:10
Laboratório do Instituto Senai de Tecnologia sobre alimentos, que funciona em Dourados (Foto: Divulgação)
Laboratório do Instituto Senai de Tecnologia sobre alimentos, que funciona em Dourados (Foto: Divulgação)

O IST Alimentos (Instituto Senai de Tecnologia – Alimentos) realiza de amanhã até sexta-feira em Dourados, a 233 km de Campo Grande, a programação de lançamento do Laboratório Aberto do Senai, uma iniciativa do Senai Nacional, MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e do Sebrae Nacional para oferecer infraestrutura laboratorial à prototipagem, pesquisa e análise de produtos da indústria alimentícia sul-mato-grossense.

Às 13h de quarta-feira começa o 1º Grand Prix de Inovação, uma espécie de competição em que os participantes precisam apresentar soluções para problemas da atualidade enfrentados pelas indústrias do município de Dourados.

Conforme a assessoria do Senai, durante 48 horas de competição ininterruptas as equipes multidisciplinares terão de apresentar propostas inovadoras para a solucionar desafios da indústria alimentícia da região.

“Nosso intuito é estabelecer uma conexão entre o IST Alimentos e as empresas que desejam inovar, oferecendo a estrutura e a expertise do Senai para o desenvolvimento de novas ideias de produtos, serviços ou processos, atuando como agente inovador”, afirmou o gerente do Senai em Dourados, Wilson Antonio Vendimiati. Segundo ele, a ideia é dar continuidade às propostas vencedoras nas oficinas do Senai de Criatividade e no Edital Senai de Inovação.

A disputa terá a participação de três equipes, com sete participantes cada, representando empresas, instrutores e alunos do Senai, professores e alunos de universidades. Ao longo da competição, serão apresentados três grandes desafios levantados durante reunião realizada em outubro com oito indústrias alimentícias da região que apontaram as principais dificuldades do segmento. As equipes poderão desenvolver e prototipar as soluções propostas no CPA (Centro de Processamento de Alimentos do Senai).

Conforme o Senai, o resultado final será mostrado na sexta-feira, dia 14, às 13h, com a apresentação das soluções que serão avaliadas por uma equipe formada pela organização e empresários do setor. A premiação será feita dentro do “Workshop de Inovação”, às 21h.

O 1º lugar ganhará troféu, certificado, pasta, caneca, mochila Inova, caneta, pen drive e tablete. O 2º lugar terá certificado, pasta, caneca, bloco de anotações com post it e carregador portátil, enquanto o 3º lugar levará certificado, pasta, caneca, squeeze e caneta Inova.

Nos siga no Google Notícias