ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Juros reduzidos não chegam ao consumidor, diz Fecomércio

Redação | 24/07/2009 21:58

Conforme a Fecomércio/MS (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul), a redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic (9,25% para 8,75%) não está chegando às empresas, muito menos ao bolso do consumidor.

Existe muito espaço, segundo a federação, para reduzir o spread [diferença entre o preço de compra (procura) e venda (oferta)], que em maio deste ano estava em 47,3% (taxa média anualizada equivalente às operações de cartão de crédito, cheque especial e CDC). Dependendo da operação, o spread correspondente pode representar mais 90% dessa taxa.

Há espaço para uma redução de pelo menos 25% no spread cobrado atualmente, caso haja empenho dos bancos e governo do Estado, de acordo com a Fecomércio. Para o órgão, o cenário econômico atual indica que o ciclo de queda da taxa Selic está atingindo o limite.

Para que seja evitada uma migração maciça de aplicações de renda fixa para a caderneta de poupança, num curto prazo, é que a queda da taxa vem sendo sentida. Com isso, a remuneração da poupança passa a ser parâmetro para as taxas interbancárias e, consequentemente, para a Selic.

Além disso, os recursos alocados no investimento tradicional não são tributados, ao contrário das aplicações em fundos de renda fixa (sempre muito vinculados à Selic e ao Certificado de Depósito Interbancário) que sofrem incidência de tributos.

Nos siga no Google Notícias