ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Lei apresentada há 10 anos coloca MS como líder de produção de mel por colmeia

Em cinco anos a produção local cresceu 21,6%, colocando o Estado como 10º maior produtor nacional

Gabriel Neris | 16/04/2018 18:20
Projeto do deputado Marcio Fernandes ajudou na expansão da apicultura (Foto: Divulgação)
Projeto do deputado Marcio Fernandes ajudou na expansão da apicultura (Foto: Divulgação)

A lei que estabelece a política estadual para o desenvolvimento e expansão da apicultura e meliponicultura começou a render frutos para a economia e setor produtivo do Estado. A lei estadual foi apresentada em 2008 pelo deputado Marcio Fernandes (MDB).

O parlamentar defende que as mudanças são visíveis, como uma série de ações visando melhoria na qualidade e pureza do produto, incentivo à pesquisa científica e tecnológica, além de uma efetiva participação do poder público no apoio e profissionalização dos produtores, com estudos, incentivos e financiamentos, que resultam em um produto de qualidade e uma produção de 52 kg por ano, representando três vezes mais do que a média nacional, que é de 18 kg, de acordo com levantamento da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Conforme a Famasul, em um período de cinco anos a produção local cresceu 21,6%, colocando Mato Grosso do Sul como 10º maior produtor nacional, com 835 mil kg de mel por ano.

“A lei estabelece uma série de cuidados, tanto dos produtores quanto do poder público, para que se atinja um nível superior de pureza, qualidade e produtividade, trazendo um novo conceito de produção a Mato Grosso do Sul”.

A lei de autoria do deputado Marcio Fernandes também impactou positivamente no aumento de renda e geração de empregos no setor agropecuário. Atualmente, cerca de 98% são pequenos apicultores. Em 2011, o parlamentar ainda promoveu uma audiência pública sobre a profissionalização da apicultura.

Nos siga no Google Notícias