ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Maioria dos empregos em MS foi criada nos pequenos municípios em 2016

Nyelder Rodrigues | 29/12/2016 22:22

A maioria dos postos de trabalho que deram saldo positivo na geração de empregos em Mato Grosso do Sul este ano foi criada em pequenos municípios, que possuem população inferior a 30 mil habitantes. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e foram divulgados nesta quinta-feira (29).

Com população estimada de 2.682.386 habitantes pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso do Sul tem cerca de 66,7% da população - 1,78 milhão de pessoas - concentrada em 14 municípios, enquanto que o restante mora nos outros 65 municípios com menos de 30 mil habitantes.

Porém, apesar de pequenas, essas cidades foram responsáveis por criar 4.145 dos 6.726 empregos gerados entre janeiro e novembro de 2016 em Mato Grosso do Sul, o único estado brasileiro com balanço positivo, segundo o Caged.

Ou seja, em porcentagens, 61,6% dos novos postos foram criados em locais que concentram apenas 33,3% da população estadual. O cálculo feito pela reportagem leva em consideração a média geral do saldo de empregos das 14 maiores cidades do Estado.

O fato de maior partes dos empregos estarem sendo criados nos menores municípios pode ser explicado pelo bom desempenho da agropecuária, uma das vocações históricas de Mato Grosso do Sul.

Das 35,1 mil pessoas que atuam no campo, com carteira assinada, 3.731 foram admitidas entre janeiro e novembro. Outro protagonista foi o setor da construção civil, com impressionante aumento de 10,4% nas contratações, o que representa mais três mil trabalhadores que adentraram o setor neste ano.

Nos siga no Google Notícias