ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Mais de 63% das micro e pequenas empresas de MS são do interior, informa anuário

Marta Ferreira | 12/12/2011 16:27

Mais de 63,2% das microempresas de Mato Grosso do Sul ficam nos municípios do interior, apnta o Anuário do Trabalho da Micro e Pequena Empresa, elaborado pelo Sebrae, em parceia com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Conforme os dados, de 69.945 negócios existentes no Estado, 36,8% estão em Campo Grandel e 63,2% nos demais municípios.

Do total de pequenos e médios negócios, quase metade, 47%, está em cidades com menos de 200 mil habitantes, a maioria expressiva no Estado, que só tem Dourados e a Capital com população acima disso.

No País-Em relação à média nacional, Mato Grosso do Sul tem participação menor do interior. No País, do total de 6,1 milhões de pequenos negócios, 30,7% estão nas capitais e 69,3% nos demais municípios.

O levantamento mostra ainda que um em cada dois empreendimentos de pequeno porte está no Sudeste. Os quatro estados da região são os que reúnem o maior volume de negócios do país. Juntos, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais possuem 3,1 milhões de empresas. Na região Sul, há 1,4 milhão de negócios (23%). No Nordeste, existem 917 mil micro e pequenos empreendimentos, o que equivale a 15% do total. No Centro-Oeste, são 451 mil empresas (7%) e no Norte, 215 mil (3,5%).

São Paulo é a unidade da federação que possui o maior volume de micro e pequenos negócios: 1,8 milhão de empresas. Em seguida, aparecem Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com 688 mil e 601 mil, respectivamente. No outro extremo, Roraima aparece com o menor volume de negócios, com 8,6 mil pequenas e médias empresas.

Nos siga no Google Notícias