ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Milho safrinha começa a ser colhido e produtividade tem queda de 30%

Renata Volpe Haddad | 09/06/2016 07:47
O milho 2ª safra começou a ser colhido em Mato Grosso do Sul há uma semana e cerca de 2% do total plantado já foi retirado do campo. (Foto: Aprosoja)
O milho 2ª safra começou a ser colhido em Mato Grosso do Sul há uma semana e cerca de 2% do total plantado já foi retirado do campo. (Foto: Aprosoja)

O milho 2ª safra começou a ser colhido em Mato Grosso do Sul há uma semana e cerca de 2% do total plantado já foi retirado do campo. Porém, com queda acentuada na estimativa para a safrinha, a produção no Estado não deve passar 7 milhões de toneladas, segundo o analista de grãos Leonardo Carlotto, do Sistema Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Isso deve-se ao atraso na semeadura na maior parte do grão plantado no Estado e a realidade climática, que foram determinantes para essa queda.

"Se considerarmos nossas projeções iniciais, que era de uma produção de 9,5 milhões de toneladas de milho, houve queda de cerca de 30%.Caso esse cenário não se altere podem ocorrer ainda mais perdas", afirma.

Aproximadamente 40% da cultura foi plantada fora do período ideal em Mato Grosso do Sul, o que significa que quase metade da produção em desenvolvimento no Estado corre riscos devido às chances de geadas nesta época do ano. Consequentemente, a produtividade dessas áreas também são ameaçadas. Ao todo, uma área de 1,740 milhão de hectares foi efetivamente plantada em MS.

A produtividade média também apresenta queda, passando de 72 sacas por hectare (sc/ha) para 68 sc/ha.

Segundo dados do Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), ferramenta desenvolvida pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), a expectativa é que, no final deste mês, a colheita alcance 12% da área.

Nos siga no Google Notícias