Milho safrinha começa a ser colhido e produtividade tem queda de 30%

O milho 2ª safra começou a ser colhido em Mato Grosso do Sul há uma semana e cerca de 2% do total plantado já foi retirado do campo. Porém, com queda acentuada na estimativa para a safrinha, a produção no Estado não deve passar 7 milhões de toneladas, segundo o analista de grãos Leonardo Carlotto, do Sistema Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).
Isso deve-se ao atraso na semeadura na maior parte do grão plantado no Estado e a realidade climática, que foram determinantes para essa queda.
- Leia Também
- Produtores que plantaram mais tarde vão colher até 80% do milho
- Com muita chuva em janeiro e seca em abril, milho deve ter perda de 30%
"Se considerarmos nossas projeções iniciais, que era de uma produção de 9,5 milhões de toneladas de milho, houve queda de cerca de 30%.Caso esse cenário não se altere podem ocorrer ainda mais perdas", afirma.
Aproximadamente 40% da cultura foi plantada fora do período ideal em Mato Grosso do Sul, o que significa que quase metade da produção em desenvolvimento no Estado corre riscos devido às chances de geadas nesta época do ano. Consequentemente, a produtividade dessas áreas também são ameaçadas. Ao todo, uma área de 1,740 milhão de hectares foi efetivamente plantada em MS.
A produtividade média também apresenta queda, passando de 72 sacas por hectare (sc/ha) para 68 sc/ha.
Segundo dados do Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), ferramenta desenvolvida pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), a expectativa é que, no final deste mês, a colheita alcance 12% da área.