ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Produtores que plantaram mais tarde vão colher até 80% do milho

Mariana Castelar | 07/06/2016 11:14
Clima faz com que colheita de milho safrinha já tenha queda de 23% (Foto: Famasul)
Clima faz com que colheita de milho safrinha já tenha queda de 23% (Foto: Famasul)

Quem deixou para plantar o milho safrinha de 1º de março até 10 de abril teve mais sorte este ano, de acordo com o analista de grãos do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) Leonardo Carlotto. Cerca de 40% dos produtores que optaram por esta época vão colher milho de melhor qualidade, já que enfrentaram menos problemas com o clima.

Segundo Carlotto, 60% dos produtores passam por dois cenários distintos. Cerca de 30% dos que plantaram no início do ano foram os que mais sofreram com o clima, já que houve falta de chuva no meio da safra fazendo com que a reprodução do alimento não fosse completa. “Deste grupo, temos perda de 7% e 10% da safra, que deverão colher de 30 a 40 sacas de 0 a 100”, explica.

Já o restante dos produtores que deixaram para plantar entre fevereiro e março vão colher entre 60% e 70%, pois também tiveram problema no desenvolvimento do milho. “Com a falta de chuva, eles ficaram pequenos, por conta isso, haverá queda na saca”, aponta o analista de grãos, que mostrou que com este quadro haverá uma redução de 23% na safra de milho safrinha deste ano”.

A expectativa era que Mato Grosso do Sul produzisse 88 sacas, mas a previsão é que chegue a 67. “A estimativa só será menor se houver geada ou ganizo, pois a chuva não interfere nem no desenvolvimento nem na colheita, já que a palha do milho protege a espiga”, detalha Carlotto

O levantamento foi realizado durante o período mais crítico enfrentado pela safra, entre há um a dois meses atrás, e realizado pelo Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), ferramenta desenvolvida pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias